Saúde Animal

Saúde Animal: Castração

Saúde Animal
Saúde Animal

Entrei em contato com a minha amiga veterinária Dra. Ariadne Gomes e pedi que ela escrevesse sobre castração. Ela topou e eis aqui a publicação completa. Vale a pena ler e divulgar!

Este é o primeiro post da seção “Saúde Animal” e o assunto é: castração!

castração
sf (castrar+ção) Ação ou operação de castrar; capação; emasculação; eviração.
Michaelis

Qual é a diferença entre castração química e cirúrgica?

castração química só pode ser realizada em cães machos e pelo fato de dispensar o procedimento cirúrgico (incisão e anestesia) tende a ser mais tranquila.

Já a castração cirúrgica apesar de ser mais invasiva não tem contra indicação no caso de dermatites locais (infecções ou alergias na bolsa escrotal) além de ser a unica opção nos casos tumores testiculares.

Qual é a idade ideal para castrar um animal de estimação?

Na verdade não existe uma ideal para castração, mas sim uma idade onde o animal tem um melhor aproveitamento dos benefícios e uma recuperação mais rápida.

Sendo assim, a melhor idade para ser realizada a castração é por volta dos quatro meses, pois, o animal já tomou todas as vacinas necessárias.

A castração antes do primeiro cio traz grandes benefícios como a prevenção de câncer de mama nas fêmeas e de próstata nos machos, a infecção de útero (piometra) e aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna) na velhice.

Lembrando que a recuperação pós-operatória nos filhotes se dá mais facilmente.

Existe limite de idade para castração?

Não existe idade limite para a castração, apenas aconselho que quando for feita mais tardiamente (após os 5 anos ) seja realizada uma avaliação do estado geral do animal (hemograma, função renal, função hepática e ecocardiograma) para saber se não é preciso realizar algum tratamento antes da cirurgia. Essa avaliação indica se o animal apresenta alguma doença como: hipertensão, anemia, insuficiência renal , insuficiência hepática ou algum parasita sanguíneo.

É verdade que o macho fica mais tranqüilo após ser castrado?

Não existe uma regra quanto a isso, a maioria dos animais tende a ficar mais tranqüilo sim, tanto machos como fêmeas.

Lembrando que animais castrados continuam exercendo a função de guarda normalmente.

É verdade que após a castração, os animais engordam?

Isso não é verdade, o que de fato acontece é que esses animais após a castração ficam mais tranquilos(queimam menos calorias) e seus donos não fazem um controle adequado da sua alimentação e por conta disso esses animais acabam engordando.

Não podemos esquecer que animais castrados antes da puberdade, ou seja, aqueles que ainda não sofreram influência hormonal tem a taxa de obesidade reduzida, portanto quanto mais jovens são castrados menor a possibilidade de se tornarem um animal obeso.

Existe hoje no mercado rações especificas para animais castrados , balanceada especificamente para prevenir esse tipo de problemas o que ajuda muito no controle de peso desses animais.

Quais são as vantagens de se castrar um animal?

Fêmeas

  • Impede que quando no cio, o animal atraia machos para casa.
  • Previne doenças como: tumor de mamas, infecção de útero (piometra) e TVT (tumor venéreo transmissível).
  • Auxilia no controle populacional, bem como na prevenção de zoonoses.

Machos

  • Animal não tenta cruzar com almofadas, braços e pernas das pessoas que convivem com ele.
  • Previne doenças como: neoplasias testiculares, hiperplasia e neoplasias prostáticas.
  • Animal fica mais caseiro, não sai atrás de fêmeas no cio.
  • Auxilia no controle populacional, bem como na prevenção de zoonoses.

Agradecimento:
Dra. Ariadne Gomes
CRMV-SP 23669

39 Comentários

  • Helô Lazarini

    Esse assunto lembra a minha Jully, porquê depois de castrada ela:

    1 – Não engordou;
    2 – Não tem aquele “Chico”, logo não tem que usar aquela frauda que ela tanto detestava;
    3 – A recuperação foi muito rápida, mas tivemos que dormir no chão as três primeiras noites. Ela queria ficar subindo na cama para dormir conosco e temia-mos que os pontos abrissem;
    4 – Ela continua espevitada ou até mais;
    5 – Não tenho cachorros na minha porta atrás da minha filhinha;
    6 – Ela aderiu uma mania masculina do mundo canino: ela tentar cruzar nas nossas pernas como se fosse um machinho. Como assim? o.O Eu não sei explicar, mas ela ficou assim!

    Só de saber que ela não vai ficar grávida pra mim é um super alívio. Desde quando ela entrou na minha vida, ficava imaginando ela que é tão pequena sofrendo em um parto…

    Super indico a castração ;-)

  • wilhians

    tenho 30 cachorros sem raça definida, todos cachorros de rua, já doamos centenas mas alguns acabam ficando, parabéns pelo blog, como se pode ver tambem amamos cachorros.

  • lucia

    Willhians vendo seu comentario fiquei super feliz, pois como voce tbm tenho nove cachorros todos de rua…amo todos, mas sempre dou preferencia aos vira latas que e mais dificil de serem adotados…que bom que existe pessoas como nos nesse mendo por vezes tao cruel…abracos!!!!!!!

  • Cristina

    Concordo com os argumentos citados acima quanto aos motivos de se promover esse tipo de atitude tão radical no(a) nosso(a) amiguinho(a) e companheiro(a). O que gostaria de salientar, é que não só a nossa “vaidade” ou “comodidade” devem ser levadas em consideração. Muitas doenças podem ser evitadas. As adquiridas e principalmente as hereditárias.
    Digo isso porque me sentia “dividida” entre proporcionar ou não ao meu cãozinho Yorkshire hoje com 8 meses, a possibilidade de procriar. O que pode-se dizer “decidiu” pela castração foi o desenvolvimento da sarna negra (desculpem os veterinários se o nome não for esse…), que felizmente no me “bebê” não se manifestou. Seu irmãozinho mais velho da mesma ninhada, não teve a mesma sorte. Recebeu de sua mãe, o que pode vir a a contecer com o meu cãozinho e com seus futuros filhotes.
    Se não for por outro motivo, que seja pelo bem-estar e qualidade de vida daquele(s) que escolhemos para amar e cuidar.

  • André Xori

    Muito bom o blog e as informações. Estou para castrar meu cachorro. Ele tem 12 anos… Mas começou a ter problema de próstata… mijar sangue as vezes :(

    Não queria fazer, mas se for o melhor pra ele, assim será. E o xodó da casa… bom, nem preciso falar muito pq todo mundo aqui sabe como é :)

  • monica

    boa noite,gente!ESTOU SUPER NERVOSA,ANSIOSA! MINHA PINSHER JADE DE 3 ANOS E MEIO VAI CASTRAR SEXTA,DIA 08 DE NOVEMBRO!TENHO DUVIDAS E MEDO SB O PÓS CIRURGICO POIS TODO MUNDO DIZ QUE ELES SOFREM MUITO!!!!!!!! ESTOU COM MEU CORAÇÃO NA MÃO POIS ELA É MINHA VIDA!!

    • Priscila Magalhães

      Mônica, se você confia no médico veterinário e a saúde da Jade está em dia, fique tranquila. ;)
      Já passei por isso 5x e tudo deu certo. O pós-operatório é o momento em que você precisa ter mais cuidado com o animal, mas ele não sofre o tanto quanto estão te falando. :) Fique positiva e tudo dará certo!!! Mande notícias.

  • André Xori

    Fique tranqula Monica.
    Eu também estava bem aflito, ainda mais que o meu tinha 14 anos quando castrou…

    Mas foi tudo bem. Quando fui buscá-lo pós operação, ele estava lá no cercadinho, só me olhando… esperando. Quando abri a portinha, ele veio que nem uma bala… hahaha Passeamos, ele fez um xixi e tudo bem.

    Ele nem ficou xoxo por causa da anestesia. Não chorou em momento algum durante a recuperação. Só tive que ficar de olho pra ele não se lamber e tirar o curativo.

    Mas o que mudou mesmo foi o temperamento dele. Depois que castra (no caso do macho ao menos) ele ficou menos afoito, principalmente nos passeios. Parou de puxar, me obedece mais na rua, dorme bastante (pq ele tá com 15 anos né hehe).

    Fica tranquila :)

  • monica

    NOSSA!!! OBRIGADA MESMO PELA RESPOSTA PRISCILA!!!! AINDA FALTAM TRES DIAS E MINHA ANGUSTIA AUMENTOU UM POUCO POIS EU VOU FICAR COM ELA UMA SEMANA NO PÓS OPERATÓRIO E TENHO MEDO DE NÃO CONSEGUIR CUIDAR DELA DEVIDAMENTE!!!! UFFFFFA! PARECE UM PESADELO MAIS SEI QUE TUDO VAI DAR CERTO E QUE VOU RIR DISSO TUDO COM A JADE FELIZ AO MEU LADO!!!! MUITO GRATA POR SUA ATENÇÃO PRISCILA!!!!! BJSSSS

  • monica

    ANDRÉ!!!! GRATA POR SUA ATENÇÃO!!!!! SÓ QUEM AMA SEU CACHORRO SABE O QUE SENTIMOS E QUE O EXAGERO JUSTIFICA POIS TEMOS RESPOSTA DELES NO AMOR QUE RECEBEMOS,POR ISSO ME DOU TANTO NO CUIDADO COM A JADE E COM O YURI,SEU FILHINHO QUE NASCEU COM HIDROCEFALIA,ELE TRATA COM CORTICÓIDES,MAIS É UM FILHOTE COMPLICADINHO,MAIS JÁ É O XODÓ DA CASA JUNTO COM A JADE!!!!!!! MAIS OBRIGADA ANDRÉ! PELA RESPOSTA E ESPERO QUE TUDO DÉ CERTO E QUE O ´POS SEJA MESMO TRANQUILO!!!!!! UM ABRAÇO!!!!!!!

  • monica

    POXA GENTE!CANCELARAM A CIRURGIA DA JADE DE SEXTA PRA TERÇA SEGUINTE!!!! ACHO QUE VOU DESISTIR DE CASTRA-LA JÁ ESTOU UMA PILHA SE DEVO OU NÃO E ELES AINDA CANCELAM!!!! PRIMEIRO A JADE ESTAVA COM PIOMETRA SEGUNDO OS FABULOSOS RESIDENTES DA UFRRJ EM VETERINÁRIA,DEPOIS FUI NA TRIAGEM P MARCAR AS PRESSAS A CASTRAÇÃO TENTANDO ARRUMAR DINHEIRO SEI LÁ ONDE P CASTRAR,E NA TRIAGEM ELA NÃO TÁ MAIS COM PIOMETRA,(DETALHE;QD DIAGNOSTICARAM NA PRIMEIRA VEZ A PIOMETRA,A MÉDICA DA TRIAGEM QUASE ME BATEU DIZENDO:PQ A SENHORA AINDA NÃO MARCOU A CIRURGIA DESSA CADELINHA?SABIA QUE O ESTADO DELA É GRAVISSIMO?ENTÃO MEUS CABELOS QUASE CAIRAM TODOS DE NERVOSISMO! PIREI! AGILIZEI TUDO P OPERAR ELA CORRENDO,NA TRIAGEM DISSERAM;ELA NÃO TEM PIOMETRA!!!!!! AFFFFFFF! ENTÃO POR DESENCARGO DE CONCIENCIA RESOLVI VOLTAR LÁ E AGENDAR A CASTRAÇÃO ASSIM MESMO E ELES CANCELAM C A DESCULPA DE QUE TEM UM CACHORRO NUM ESTADO MAIS DELICADO E DEIXAM A JADE P DEPOIS???? DESCASO???INCOMPETENCIA? OU SARRO COM A MINHA CARA???

  • André Xori

    Monica, não sou veterinário… mas na época da cirurgia do meu eu tb pesquisei bastante.

    Acho que vc deve aproveitar para operá-la logo, pois quanto mais nova melhor. Cachorros com mais idade têm mais riscos durante cirurgias. Eu fiquei todo cagado pq o meu tinha 14 anos já hahaha

    E já ouvi veterinários dizerem que cachorros (macho) castrados tendem a viver mais… pois diminuir a chance de alguns problemas, como por exemplo o inchamento da próstata. No caso das fêmeas eu não sei.

  • veronica

    eu tenho,uma cachorra da raça labrador ,no momento palpando uma das suas mamas encontrei em uma delas um caroço duro e com aspecto,de um formato de que esta cheio de bolinhas por dentro,sera quee maligno?moro na cidade do rio de janeiro no bairro de realengo,mim alerte por favor sobre isso,grata..

  • MARCELA

    Olá, tenho um cachorro da Raça Fila ele tem 1 ano e meio. Gostaria de castra-lo pra ver se ele fica mais tranquilo, pois depois que nasceram seu filhotes ele ficou muito bravo com as pessoas. Só tem um problema ele e hipertenso toma rémedio todas as manhã. Alguém sabe me dizer se devo ou não castra-lo?

  • Robson Santos

    Muito legal levantar essa questão sobre castração. O que posso dizer como médico veterinário é que a castração só trará benefícios ao animal, desde que seja realizada em um centro cirúrgico adequado e profissional capacitado.

  • Tainã

    Boa noite,

    Tenho uma dúvida: A castração pode minimizar a ocorrência de alergias? Tenho uma cadela vira lata de um ano, que apresentou há dois meses prurido intenso, areas sem pelos e sangramento pela coceira excessiva na pele. Foi tratada com antihistaminico, antibiotico e ivermectina. Estou percebendo que os sintomas estao voltando. Nao queria que ela passasse por um procedimento cirurgico, mas se for minimizar esses sintomas, será melhor…

  • Maria Das Graças

    a minha cadelinha não é castrada faz um ano q ela esta comigo eu não tenho condição de castra ela tenho medo q ela fiqui doente com essas doenças horrivel q muitos cachorrinhos se encontra minha nene tem quatro aninhos mais faz um aninho q esta comigo minha bonequinha de porcelana q eu amo

  • Aldinea Bandeira

    Procure um Veterinário, peça para fazer um exame raspado de pele, não é caro, paguei 10,00 raspado, assim terá um diagnóstico certo para o tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.