Curiosidades,  Entrevista

Profissão: “Adestradora” – Cassia dos Santos

Convidei a Cassia, dona do excelente blog CoAmor, para contar um pouco sobre como ser adestradora. Alm de ter aceitado gentilmente o convite, ela ainda deu algumas dicas para quem pretende se tornar um adestrador. Confira!

Cassia

Amo Cachorros – H quanto tempo voc trabalha como adestradora?

Cassia – Comecei a atuar efetivamente em maro de 2.010. Antes disso, passei por um treinamento que durou 06 meses. Antes ainda, j havia iniciado estudos mais aprofundados sobre adestramento e comportamento, que utilizei com minha cadelinha, a Winie.

AC – Quando decidiu se tornar adestradora e trabalhar com comportamento animal?

Cassia – Desde a infncia sempre fui apaixonada por animais, especialmente ces! Sempre falei que seria “mdica de cachorros”. Mas, a poucos meses do vestibular, percebi que talvez no tivesse efetiva vocao para medicina veterinria; eu achava que no aguentaria ver os animais sofrendo, mesmo que tivesse a oportunidade de trat-los. Assim, acabei cursando a faculdade de Direito e permaneci na rea por 10 anos e a minha paixo permaneceu “adormecida”. Quando a Winie veio para casa, o desejo foi “despertado” – comecei a estudar a fundo tudo que me caa s mos sobre adestramento e comportamento canino e assim cheguei Co Cidado, onde fiz o curso “Adestramento Inteligente com Clicker” em 2.009 e, da para frente, foi s um pulo para decidir que queria muito trabalhar nesta rea.

AC – Como concilia a profisso de advogada com a de adestradora?

Cassia – Como presto assessoria jurdica no mbito consultivo, consigo conciliar bem. Basicamente, me dedico profisso de advogada duas vezes por semana e como adestradora nos demais trs dias.

AC – Fale um pouco sobre a Co Cidado.

Cassia – A Co Cidado uma empresa de adestramento e comportamento animal, que atua em SP e em outros Estados tambm. Foi fundada pelo zootecnista Alexandre Rossi (o Dr. Pet da TV). O objetivo de nosso trabalho melhorar a convivncia dos pets com suas famlias, atravs do adestramento, que nada mais do que criar um canal de comunicao entre os animais e os humanos que convivem com eles.

AC – Qual o mtodo que voc utiliza para adestrar animais?

Cassia – A tcnica do adestramento inteligente, criada pelo Alexandre Rossi, e baseada no reforo positivo, ou seja, o aprendizado acontece recompensando-se os comportamentos desejados. A utilizao do reforo positivo para treinamento de animais largamente utilizada hoje em dia, j que, comprovadamente, os animais adoram o treinamento, se sentem bem e, medida que os treinos evoluem, querem aprender mais e mais. Tudo torna-se uma grande e divertida brincadeira!

CassiaCassiaCassia
Cassia e alguns “aluninhos” [Clique para ver maior]

AC – O que os seus “aluninhos” te ensinam diariamente?

Cassia – Ah, so tantas coisas… Eles me ensinam a ser muito paciente e observadora; me ensinam que preciso to pouco para ser feliz (quem nunca viu um co muito feliz brincando com uma simples garrafa pet vazia?); me ensinam que devemos viver o momento: o ontem j foi, o amanh ainda no aconteceu, o que vale o presente; me ensinam o quanto a lealdade valiosa…

AC – O que mais difcil: adestrar um animal ou educar um dono?

Cassia – Sem dvida alguma educar um dono! As pessoas humanizam demais seus pets. No entendem que a lgica deles diferente da nossa, as reaes so diferentes, o que importante para ns muitas vezes no importa para eles. E este tipo de postura costuma dificultar muito o treinamento e a prpria convivncia entre homem x animal. Alm disso, para que o treinamento d certo, preciso que o dono tenha pacincia, persistncia e consistncia em suas atitudes no dia a dia. E muito difcil conseguir fazer as pessoas manterem estes trs requisitos durante a maior parte do tempo.

AC – Qual foi o pior caso que voc j enfrentou at o momento? Teve soluo?

Cassia – Um caso de ansiedade de separao e medo extremo de tudo no mesmo co. Estou com este cliente h 07 meses e estamos conseguindo, aos poucos, incentivar a independncia do peludo. Estou confiante, mas ainda h muito trabalho a ser feito.

AC – O que necessrio para se tornar um bom adestrador?

Cassia – Antes de mais nada, um adestrador deve ser absolutamente apaixonado por animais. Lidar com eles respeitando seus limites e bem estar tambm fundamental. E pacincia tambm um item muito importante, visto que cada animal reage de uma forma e no seu tempo.

Fazendo um resumo do que j disse em algumas respostas acima: ter pacincia; prezar pelo bem estar do animal, acima de tudo; ser consistente e persistente. importante estudar bastante e tambm praticar. Aliando isto tudo, a pessoa certamente se desenvolver como um bom adestrador.

Visite o blog da Cassia: caoamor.blogspot.com

Pensando em adestar o seu co? Veja alguns produtos que podero te auxiliar! ;)

7 Comentários

  • Ana Corina

    Ameiiiiiii, ameiiiiiiiii, ameiiiiiiiiiiiiii!!!! Sou fã da Cassia há um tempão e conforme o tempo passa, minha admiração só faz crescer.
    Conhecer vcs 2 ao vivo mês passado foi um presente pra mim!

    Beijocas, lindonas!

  • Maria Beatriz

    Nossa! Identifiquei-me com a Cassia 100%, pois sempre amei os animais, porém não tive coragem de fazer medicina veterinária pq não aguentaria ver o sofrimento deles… Então cursei direito e sou advogada há 9 anos!
    Adestrar deve ser muito gratificante! Tenho 2 cãezinhos, um York que é super temperamental e um Bulldog francês que é um doce e obediente. Sempre estou lendo tudo sobre comportamento e adstramento!

  • Cris

    ” Eles me ensinam a ser muito paciente e observadora; me ensinam que é preciso tão pouco para ser feliz (quem nunca viu um cão muito feliz brincando com uma simples garrafa pet vazia?); me ensinam que devemos viver o momento: o ontem já foi, o amanhã ainda não aconteceu, o que vale é o presente; me ensinam o quanto a lealdade é valiosa…” – pode concordar com tudinho? :)

    Adorei a entrevista da Cássia, tbm aprendo demais com meus pequenos.
    Bjim

  • Bel

    OLÁ Cassia…será que vc pode me informar sobre o comportamento de minha cachorrinha poodol…ela teima em fazer buraco na terra em um derteminado lugar do jardim, sem motivo aparente nenhum, até parece que ela quer fugir(rs…) Grata desde já pela informalção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.