Saúde Animal

Saúde Animal: Otite em cães

Otite em Ces

Otite em ces Aprenda a identific-la em seu animal de estimao*

Por Dr Ana Flvia Ferreira*

A otite um processo inflamatrio que envolve a poro externa do ouvido, sendo uma das doenas mais frequentes na clnica de pequenos animais e apresentando caractersticas peculiares: dificuldade na preveno, no tratamento e na eliminao das causas que levam a reincidncias.

Embora algumas raas de gatos tenham predisposio otite, sua incidncia muito mais comum em ces, uma vez que a anatomia do ouvido dos gatos , comparativamente, menos favorvel s infeces.

A maioria das raas de ces apresenta um canal auditivo bastante longo, quando comparado ao ouvido humano, o que as predispe a infeces e dificulta s tratamento.
Ces com orelhas longas e pendulares, como os das raas Cocker Spaniel, Golden Retriever e Basset Hound, so mais predispostos a problemas de ouvidos do que outros ces, pois as orelhas pendulares obstruem a entrada de ar e a secagem adequada do canal auditivo. O resultado um ambiente quente, mido e escuro; com perfeitas condies de crescimento de microrganismos, como leveduras, fungos e bactrias.

As inflamaes de ouvido podem ser causadas por vrios fatores: parasitas, microrganismos, corpos estranhos, tumores e doenas de pele. Os caros causadores de sarna de ouvido esto mais relacionados a otites felinas. J as bactrias e fungos, apresentam-se como os principais agentes causadores das otites caninas e tambm das felinas.
Os sintomas mais comuns da otite so agitao da cabea, coceira, esfrega das orelhas contra o cho, dor ao redor das orelhas e cabea, mau cheiro, secrees e perda de audio, geralmente relatada pelo proprietrio.

O diagnstico dessa doena deve levar em conta vrios fatores, que muitas vezes convergem para um tratamento de longa durao, e pode se dar atravs de exame fsico, otoscopia ou exames laboratoriais (citologia, cultura e antibiograma).

Assim como acontece com os seres humanos, o uso descontrolado e indevido de antibiticos contribui para o surgimento de bactrias cada vez mais resistentes s medicaes; da a importncia de se fazer um diagnstico preciso da doena.

Se a gripe mal curada leva a complicaes, a otite tratada de forma inadequada tambm. Otites crnicas e mdias esto relacionadas a otites externas mal curadas, em que a doena reincide, o tempo de tratamento se prolonga e a necessidade de interveno medicamentosa se torna mais frequente.

O tratamento das otites est associado ao uso de medicao tpica e limpeza dos ouvidos. Em alguns casos h a necessidade de se associar medicao tpica, antibiticos e/ou anti-inflamatrios.

importante lembrar que o sucesso teraputico da medicao tpica depende do proprietrio respeitar a forma de tratamento indicada, a maneira correta de execut-la, os intervalos de medicao e o tempo de durao. Muitas vezes essa parte, que deveria ser a mais simples do processo, torna-se justamente o entrave do sucesso do tratamento.

No possvel prevenir completamente o surgimento de otites, mas a limpeza rotineira dos ouvidos pode ajudar bastante, principalmente nos casos de animais que j possuam esta predisposio.

*Dr Ana Flvia Ferreira mdica veterinria e proprietria do Pet Shop Mascote
CRMV-SP 22.629

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.