Cuidados Essenciais,  Saúde Animal

Saúde Animal: Obesidade em pets: quando se preocupar?

Obesidade em Ces

M alimentao e sedentarismo podem ser os principais viles

Todo pet adora um bom petisco e qualquer dono fica feliz quando v o seu bichinho de estimao se deliciando com essas gostosuras. Mas esta atitude est a um passo de levar ces e gatos  obesidade. O mdico veterinrio Eric Vieira Janurio, que integra a equipe de endocrinologia do Grupo Pet Care de Hospitais Veterinrios  coordenada pela professora Dra. Mrcia Marques Jeric, alerta que tal prtica traz outros riscos aos pets.

Sabe-se que a obesidade predispe ces e gatos s diversas complicaes. Nos ces sabemos que o excesso de peso pode provocar aumento dos nveis de triglicrides e colesterol, pancreatite (inflamao do pncreas) e hipertenso arterial. H evidncias, ainda no totalmente elucidadas, de que a obesidade em ces possa ser um fator predisponente para o desenvolvimento do diabetes mellitus, explica Janurio.

Tanto em ces como em gatos, a obesidade pode trazer alteraes metablicas e problemas respiratrios, pois o excesso de gordura pode comprimir estruturas como a traqueia e pulmes. Tambm comum que animais com sobrepeso apresentem problemas locomotores, devido o excesso de peso sobre as articulaes e a coluna, conclui o veterinrio.

A obesidade tem se tornado um problema frequente em ces e gatos, pois os pets esto cada vez mais seguindo o ritmo de vida de seus donos, isto , uma rotina com pouco exerccio fsico e alimentao inadequada.

Vale lembrar tambm que fatores genticos, castrao e doenas hormonais impulsionam a obesidade. Nos ces so comuns o hipotireoidismo e o hiperadrenocorticismo, ou doena de Cushing –  uma desordem endcrina causada por nveis elevados de glicocorticoides, especialmente cortisol, no sangue. Nos gatos sabemos que a acromegalia excesso de hormnio do crescimento – uma doena rara que pode levar obesidade, diagnostica o veterinrio.

A obesidade pode ser fatal para os pets. Por isso de extrema importncia consultar um veterinrio periodicamente. Ele poder dizer qual a alimentao adequada. Alm disso, exames laboratoriais sero feitos para diagnosticar possveis doenas, alerta.

Pensando nisto, o mdico veterinrio preparou algumas dicas de como manter a qualidade de vida dos ces e gatos. Confira:

  • Alimentao: depende muito da raa, idade e da existncia de doenas. Para cada caso h raes comerciais com requerimento energtico e quantidade de nutrientes que suprimem cada tipo de necessidade. importante seguir a recomendao do mdico veterinrio para cada animal, bem como respeitar a quantidade diria que vem informada no rtulo.
  • Os petiscos so permitidos, desde que a quantidade seja controlada e se o animal no tenha alguma contraindicao. No geral, para animais saudveis e com peso normal, pode oferecer petiscos com baixo teor de gordura e vegetais (mas nem todos so indicados para ces e gatos), diz Janurio.
  • Atividades fsicas: o ideal que os animais se exercitem diariamente. Somente as caminhadas no so suficientes. Alm delas, necessrio brincar e estimular a corrida (atrs de brinquedos, por exemplo), explica Janurio.

Estes hbitos devem fazer parte da vida do animal desde os primeiros meses de vida.  Para os gatos, a instalao de prateleiras que os permitam escalar e pular, ou de arranhadores, pode ser um estmulo ao exerccio fsico. 

Para os ces que j so mais idosos ou obesos, a atividade fsica deve ser realizada de maneira monitorada por mdicos veterinrios, inclusive fisioterapeutas para no sobrecarregar os sistemas cardiorrespiratrio e articular, finaliza.

Obesidade em pets

Colaborao: Pet Care

2 Comentários

  • silvia

    meu cao é da raça dalmata figado. Ele come a raçao da royal, a urinary, porem come essa raçao uso continuo por ter apresentado varias crises de calculo renal. Ele é casatrado e tem cinco anos. Acho que nesse ano ele engordou bastante comendo a mesma quantidade de raçao, 500g ao dia, divididos em duas refeiçoes. Nao dou pao, nem petiscos em exagero. Ele come apenas um ossinho para porte pequeno ao dia. Moro em chacara e ele corre bastante. Ja nao sei o que fazer para diminuir o seu peso; nao posso caminhar com ele nas ruas pois é agressivo com outros animais e as vezes até conosco. Foi adestrado mas quanto a agressividade melhorou muito pouco. Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.