Destaques,  Saúde Animal

Você sabe como cuidar da saúde do cão idoso?

Dependendo do porte, o cão é considerado idoso a partir dos 7 anos.

O seu cão já é idoso? Você está notando alguns sinais da idade nele, como por exemplo: andar mais devagar, não subir com tanta facilidade no sofá, não enxergar ou não escutar tão bem, um pouquinho mais de preguiça e ele está mais dorminhoco?

Não se preocupe, este é um processo natural pelo qual todos nós vamos passar e é também uma fase maravilhosa que deve ser curtida com o pet, afinal, eles gostam mais de carinho (ficam mais carentes), já possuem manias e estão acostumados com a rotina de casa, continuam merecendo toda a atenção e cuidado com a saúde e o bem-estar.

Por isso, organizamos dicas para que você saiba como oferecer o melhor para o seu cão idoso. Confira:

Foto de Bruno Cervera

Dica 1 Cuidados preventivos com a sade

Um dos mais importantes cuidados deve ser com a sade do co idoso. Para isso, voc vai precisar lev-lo mais vezes no ano para o acompanhamento veterinrio. Se ele possuir alguma doena crnica, o veterinrio poder orientar a melhor forma de controle e tratamento, bem como indicar quantas vezes voc ter que retornar com o peludo para o check-up. O ideal que eles passem por consultas no veterinrio pelo menos de 6 em 6 meses. Isso ajudar a detectar e prevenir possveis doenas decorrentes da idade.

Dica 2 Adaptao da alimentao

As necessidades nutricionais do pet maduro so diferentes dos filhotes ou adultos. A mudana na dieta do pet deve comear na transio da idade adulta para a snior. Isso significa que o cachorro mais velho precisa de uma alimentao especial. Essa mudana tem como objetivo ajudar a retardar o incio dos sinais de envelhecimento e garantir a boa nutrio nesta nova fase da vida. Entre as opes disponveis no mercado esto as raes seniores e a alimentao natural (AN). Qualquer que seja a opo, consulte um veterinrio para fazer a mudana da melhor maneira possvel para o co.

Dica 3 Atividade fsica e brincadeiras

O co idoso pode praticar atividades fsicas e ser levados para passeios dirios. No entanto, o tempo de passeio vai depender da energia que ele tem. A dica respeitar os limites do peludo. Se ele estiver cansado, nada de forar a caminhada.

Com a orientao de um profissional, voc poder oferecer mais qualidade de vida ao pet ao entender quais so as atividades que ele est apto a fazer sem prejudicar sua sade ou bem-estar.

Dica 4 Respeitando as mudanas de comportamento do idoso

Alguns cachorros podem ter mudanas de comportamento por conta da senilidade. Uma delas a mudana de temperamento. Um co que sempre foi dcil, pode ficar mais impaciente quando mais velho, assim como ns! O processo natural de envelhecimento causa a perda progressiva das funes sensoriais, devido morte dos neurnios, com alteraes no crebro parecidas com as que o Alzheimer provoca nos seres humanos. Trata-se de uma doena conhecida como Disfuno Cognitiva.

Neste caso, o co pode apresentar: desorientao (ficar perdido em locais com que j era familiarizado), alterao de sono (ficar acordado a noite toda e dormir o dia todo), perda de memria (esquecer comandos j aprendidos e realizados a vida toda), falta de ateno, ansiedade, irritabilidade e excesso de vocalizao (choros ou uivos). preciso reforar a importncia do acompanhamento constante com o veterinrio, para ter uma orientao correta.

Dica 5 Cuidados preventivos: superalimentos

A qualidade de vida nessa etapa da vida do pet ir depender muito dos cuidados preventivos oferecidos. Alm dos citados acima, muito importante oferecer um suplemento natural que melhore a sade e o bem-estar, alm de reduzir o aparecimento de doenas. Alguns alimentos vo alm de suas funes nutricionais bsicas, contribuindo para a sade dos pets.

A Botica Pets reuniu 6 destes superalimentos em uma s frmula natural, livre de conservantes, que indicada por veterinrios e certificada pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). Os nutrientes presentes no composto beneficiam as clulas musculares e atuam como antioxidantes. O uso contnuo proporciona um melhor desempenho e condicionamento muscular.

Conhea mais sobre a Frmula Vigor e seus ingredientes naturais para cachorro

Beterraba: revigora animais enfraquecidos pois rica em acares que so facilmente metabolizados pelo animal e prontamente aproveitados como energia, auxiliando no combate fadiga e na reduo do estresse muscular. Tambm promove o fortalecimento muscular e de tendes devido alta concentrao de potssio e mangans. As vitaminas C e E tambm so excelentes antioxidantes e, por isso, possuem atividade antienvelhecimento. A beterraba ajuda a combater os efeitos provocados pelos radicais livres (que so responsveis pelo envelhecimento das clulas). Ela contribui para a manuteno de uma pele mais saudvel.

Alho:auxilia na eliminao de toxinas, tem ao germicida e estimula o sistema imunolgico. Tambm melhora a circulao sangunea e ajuda a manter nveis saudveis de colesterol.

Extrato de alcachofra: facilita a digesto, estimula o fgado e aumenta a liberao da bile, promovendo a eliminao de toxinas e a regulao do intestino. Possui importante ao digestiva, facilitando a digesto de gorduras no intestino e regulando as funes intestinais. O lupeol, presente na alcachofra, apresenta ao txica contra clulas tumorais. Alm disso, tem atividade antioxidante e promove a liberao de resposta imunolgica.

Extrato de algas (clorela): rica em clorofila, melhora a imunidade do pet, promove a desintoxicao do organismo e estimula o crescimento e a recuperao dos tecidos. Devido essa propriedade, pode ser utilizada em casos da anemia (pois seus derivados estimulam a formao de glbulos vermelhos).

Extrato de frutas ctricas (acerola):maior fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunolgico.

Levedura de cerveja: pode ajudar a melhorar a digesto do seu pet, pois estimula o crescimento e a atividade de bactrias benficas para o sistema digestrio, facilitando a quebra e absoro dos alimentos. Auxilia o sistema imunolgico dos animais por meio de aminocidos que agem exercendo efeito contra bactrias, vrus, fungos e parasitas.

Ateno: esses ingredientes devem ser oferecidos na quantidade certa para o pet, por isso, o uso da frmula mais seguro e prtico. Conhea a Frmula Vigor da Botica Pets, utilize o cupom AMOCACHORROS e ganhe desconto: https://www.boticapets.com.br/catalogsearch/result/?q=vigor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.