Comportamento

Humanização: exagero ou realidade?

Você humaniza o seu animal de estimação?
Saiba qual é o impacto da humanização na comunicação com o seu cachorro.

Por Lais Cauner*

Trago aqui um assunto sério de nome científico: antropomorfismo, ou já conhecido popularmente por humanização de cães e gatos, o mesmo que atribuir forma humana ao bicho.

Humanizar o seu animal de estimação, pode atrapalhar muita coisa quando se fala em comportamento animal. Quando o tutor impede o cachorro de ser sociável com outros bichos ou com pessoas, ou não permite que o cãozinho de pequeno porte, por exemplo, pise no chão… isso tudo é humanização.

Outro ponto é não compreender a linguagem do bicho. Os cães são altamente instintivos e muitos
tutores se atrapalham na comunicação com eles. 

Em meus anos de atendimento, ouvi inúmeros relatos como: “Meu cachorro acordou de manhã, derrubou o vaso e agora ele está quietinho, se sentindo culpado, envergonhado... ” Entendo que esse tipo de relato seja comum e explicamos esses atos pelas emoções humanas.  

Assim como ouço em alguns lares comentários como: “Meu cachorro está querendo se vingar de mim, porque ele começa a me morder muito na hora de brincar. Ele sabe que eu não gosto disso! Acho que ele faz de propósito!“. Precisamos compreender que os cães agem por impulso, e que em momentos assim, não devemos comparar os impulsos do seu bichinho com as emoções humanas.

Foto: Freeepik

É muito importante aprender a se comunicar com o seu cão, entender os sinais que ele está transmitindo e falar com ele de forma mais eficiente. Os cães se pautam pela postura dos donos ao lidar com o mundo à sua volta, assimilando seus hábitos e se espelhando em suas atitudes. Eles são excelentes leitores de gestos e sinais. 

Portanto, tente não humanizar os instintos do seu animalzinho e aprenda a se comunicar de maneira calma e assertividade, pois isso irá garantir que ele não ocupe o seu lugar no relacionamento, afinal, os cães amam seguir o mestre.

 

*Lais Cauner (@laiscauner) é comportamentalista canina e adestradora. É também Consteladora Familiar de Pets (@constelacaocao), proprietária da Eu & Meu Bicho e tutora de 5 cães adultos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.