Curiosidades

Curiosidades: A História de Laika

Laika

Voc pode at conhecer a histria da primeira viagem do homem ao espao, mas voc sabia que a primeira terrquea a fazer a tal viagem foi uma cadelinha russa chamada Laika?

Laika era uma SRD (mistura de Husky Siberiano), pesava cerca de 6 kg, vivia nas ruas de Moscou e tinha cerca de trs anos quando foi capturada pela equipe do programa espacial sovitico. Ela e outros ces foram capturados para treinamentos em voos experimentais, pois os cientistas consideravam a espcie inteligente e disciplinada para suportar viagens ao espao.

LaikaLaika
Laika

Em 3 de novembro de 1957 Laika foi lanada ao espao dentro da Sputnik II. A nave foi elaboradora em menos de um ms a tempo de se comemorar o 40 aniversrio da revoluo comunista. A princípio o objetivo de enviar a cadelinha Laika ao espaço era criar procedimentos para posteriormente serem aplicados aos cosmonautas russos, mostrando ao mundo que a União Soviética possuía recursos e capacidade para colocar uma nave em órbita com um ser vivo dentro. No fundo o lanamento foi um fracasso, j que o experimento de lanar um ser vivo ao espao no foi bem sucedido quanto se esperava.

LaikaLaika
Laika

Por anos, os soviticos informaram que Laika sobreviveu por dias aps o lanamento, mas somente em 2002 a verdade foi revelada. A cadelinha faleceu poucas horas aps o lanamento por estresse e superaquecimento, j que os cientistas no tiveram tempo hbil de criar um escudo contra o calor capaz de manter a temperatura da cadelinha. E de qualquer forma, a cadelinha no conseguiria voltar a Terra, pois a nave no possua nenhum sistema de paraquedas. Portanto, qualquer ser vivo que fosse enviado ao espao dentro da Sputnik II faria uma viagem s de ida.

Monumento em homenagem a Laika

Dos animais que foram enviados ao espao na dcada seguinte, somente Laika no voltou. Talvez essa tenha sido uma grande lio que os soviticos tenham aprendido e infelizmente a Laika pagou pelo descaso.

Em 11 de abril de 2008 foi inaugurado um monumento no centro de Moscou em homenagem e honra cadelinha Laika. A figura de bronze de dois metros de altura, representa um dos segmentos de um foguete espacial, que se transforma em uma mo humana, sobre a qual est o corpo de Laika. Muitas outras homenagens foram prestadas e a memria dessa cadelinha to especial ser eternamente preservada.

Ainda hoje no sei se eu sou o ‘primeiro homem’ ou o ‘ltimo cachorro’ a voar ao espao .
Yuri Gagarin, o primeiro cosmonauta da histria.

4 Comentários

  • Mary

    Já me emocionei mto com essa história da Laika. Me revolta… tantos animais que tiveram que dar suas vidas para experimentos sem saber de nada e sem poder escolher. Mto triste. Lindo o monumento dela.

    Bjo

  • Cris

    Ai, chorei :(
    Eu sempre quis que o nome da Milly fosse Laika, mas não sabia que ela tinha morrido assim.
    Se eu conseguir terminar minha dissertação com o envio de plantas ao espaço, dedicarei meu trabalho à Laika. Sempre achei super fofa essa heroína que, mesmo sem querer, teve uma importância gigantesca pra ciência.
    E que os cientistas aprendam, um dia, a dar mais valor a essas vidas.
    Bjão, sis!

  • Juliane Luna

    Ai guria chorei lendo! Só de ver as fotinhos dela me dá uma tristeza. Não me conformo de usarem animais para experiencias, mas é a “evolução”. Espero que aprendam a dar mais valor ao ser vivo. :(

    Beijão e parabéns pelo blog! É a primeira vez que entrei nele e adorei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.