Diversão

[Dicas] 7 dicas para passeios com cachorro

Dicas para passeios com cachorro

Complementando as informações da imagem:

1. Conheça o seu cachorro
Antes de sair por aí com o seu cachorro, procure saber como é o comportamento dele na rua. Ele é tranquilo? Como ele reage ao ver outros animais? A partir daí, você terá que tomar as medidas necessárias para mantê-lo tranquilo e tornar o passeio algo prazeroso para ambos (dono e pet). Você pode buscar dicas de adestradores, como o Alexandre Rossi, o famoso Dr. Pet, de como fazer o seu cachorro ficar tranquilo durante um passeio.

2. Saiba um pouco sobre adestramento
Saber comandos básicos de adestramento e ensiná-los ao seu cachorro fará com que ele te obedeça a maior parte do tempo. Isso evita fugas e situações embaraçosas em locais públicos, como parques e praças.

3. Coleiras e guias
Escolher coleiras e guias de qualidade te dará maior segurança durante todo o passeio. É comum vermos coleiras e guias se quebrarem, principalmente se o cachorro for de grande porte, portanto, teste esses “equipamentos” antes de levar o seu cachorro a qualquer lugar. Lembrando que em São Paulo, raças de grande porte como: Pastor Alemão, Pit Bull, Rotweiller e Bull Terrier devem usar focinheiras.

4. Onde levar o meu cachorro?
Você pode caminhar com o seu cachorro nas ruas do seu bairro (se for seguro para ambos – calçadas irregulares ou perigo de assaltos) ou procurar parques e praças da cidade que permitam a entrada de animais.
Fiz uma seleção de parques e praças de São Paulo que aceitam cães e você pode consultar o local mais próximo à sua casa. Caso você seja de outra cidade, procure entrar em contato com o local antes e questione se é permitida a entrada de animais e quais são as regras.

5. Qual é o melhor horário para passear com o meu cachorro?
Sempre no início da manhã e no final da tarde, lembrando que no verão é extremamente importante levar em consideração os horários, pois os cachorros podem sofrer desidratação e queimar as “almofadinhas” das patas. Para saber se é perigoso, basta colocar a mão no chão (principalmente no asfalto) e tentar suportar o calor, se você não aguentar mais de 5 segundos, ESQUEÇA O PASSEIO.

6. Tempo médio de um passeio saudável
O ideal é caminhar com o cachorro entre 30 a 50 minutos. Isso é fundamental para manter a saúde física e psicológica do animal. Vale lembrar que animais idosos e com algum problema físico, devem ser avaliados por médicos veterinários antes da prática de qualquer exercício.

7. Cuidados essencias durante o passeio

  • Sempre aplique anti-pulgas e anti-carrapatos antes do passeio, se possível, dias antes para que faça efeito. Como ruas, parques e praças recebem animais de diversos lugares é importante a prevenção contra esses parasitas.
  • Leve água (um pote ou garrafinha especial) e saquinho para recolher as fezes (prefira os saquinhos de papel, pois são biodegradáveis).

Dicas extras: Observe um “Dog Walker”
Você já viu um “Dog walker” por ai? Eles conduzem os animais unidos, sem brigas e tentativas de fugas. Tente ser firme, tranquilo e mantenha o controle da situação, assim o passeio será divertido e a vontade de repetir a atividade será enorme (tanto pra você, quanto para o seu cão).Vista uma roupa confortável, coloque aquele tênis bom pra caminhada e passe um tempo agradável ao lado do seu melhor amigo.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.