Saúde Animal

Saúde Animal: Cinomose

Cinomose
Cinomose é assunto sério!!!

Cinomose

A cinomose é uma doença viral comum em cães, altamente contagiosa de curso longo e sinais e sintomas bastante fortes.

Transmissão

É transmitida por via de aerossóis de todo tipo de excreções dos animais infectados (corrimento nasal e ocular, urina, fezes, etc.).

O vírus entra por via respiratória ou oral, vai para os órgãos linfóides onde se replica e se dissemina para outros órgãos.

Sintomas

Os sintomas começam com corrimento nasal e ocular (tosses, espirros), pequenas pústulas abdominais, diarréia e vômito, emagrecimento, apatia. Nos fetos ou filhotes pode causar a diminuição da produção do esmalte dos dentes.

Com o agravamento da doença podem ocorrem sinais neurológicos, devido o comprometimento do tecido cerebral (encefalite), causando ataxia (locomoção prejudicada), paralisia dos membros (geralmente começa com os posteriores), convulsões, mioclonias.

A cinomose é uma doença imunossupressora (que compromete o sistema de defesa do animal), então é comum aparecerem infecções secundárias à doença, como a pneumonia bacteriana por exemplo.

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos, vitaminas, mucolíticos, pomadas, dependendo do estado do animal, para tentar controlar ou extinguir os sintomas ou infecções secundárias, dando suporte e esperando que o organismo do animal reaja contra ao vírus. Por isso é muito importante a prevenção através da vacinação (V8 ou V10).

A seção "Saúde Animal" é escrita pela médica veterinária Dra. Juliana Baboghlian.

Atenção! É proibida a cópia ou qualquer outra forma de reprodução, integral ou parcial, sem prévia e expressa autorização do autor.

5 Comentários

  • @JuFarina

    Essa doença é horrível, por isso é muito importante a prevenção através da vacinação!

    Eu não deixo de vacinar os meus nunca!!

    Depois da experiência que tive com o Billy então, é mais do que lei manter as vacinas em ordem!!!
    O Billy chegou na minha casa com o vírus, ele era de rua e não tinha as vacinas em dia =(
    Foi mtoo triste mesmo!

  • Turquezza

    Como tenho a maior paixão por cães, adorei seu blog.
    Dizem que quem gosta de bichos é gente boa rsrsrs
    Somos, não é?
    Que tal visitar meu blog, se gostar siga-me, vou adorar ………….
    Obrigada.
    Beijos.

  • elizabete zonta ramos

    eu sou apaixonada por cachorro se pudesse teria um monte mais so tenho 2 que se chama tigrao,que faz 12 anos que esta com migo ele e um coker mas anda doente com uma tosse que nao sara nao sei o que faço se um dia deus levar ele vou sentir muita a sua falta mais deus sabe o que faz, e tem o lobo que tem apenas 5 meses mais e grande e danado tem uma mania de arrar porta ja briguei com ele para parar mas nao adianta queria saber algum meto para parar esse viçio dele arrar portas, muito obrigado pela atençao ass.bete e seus amigos tigrao elobo bj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.