Amo Cachorros

Tudo sobre cães e o universo canino

Saúde Animal: Cinomose

11 de abril de 2011  •  Saúde Animal

Cinomose
Cinomose é assunto sério!!!

Cinomose

A cinomose é uma doença viral comum em cães, altamente contagiosa de curso longo e sinais e sintomas bastante fortes.

Transmissão

É transmitida por via de aerossóis de todo tipo de excreções dos animais infectados (corrimento nasal e ocular, urina, fezes, etc.).

O vírus entra por via respiratória ou oral, vai para os órgãos linfóides onde se replica e se dissemina para outros órgãos.

Sintomas

Os sintomas começam com corrimento nasal e ocular (tosses, espirros), pequenas pústulas abdominais, diarréia e vômito, emagrecimento, apatia. Nos fetos ou filhotes pode causar a diminuição da produção do esmalte dos dentes.

Com o agravamento da doença podem ocorrem sinais neurológicos, devido o comprometimento do tecido cerebral (encefalite), causando ataxia (locomoção prejudicada), paralisia dos membros (geralmente começa com os posteriores), convulsões, mioclonias.

A cinomose é uma doença imunossupressora (que compromete o sistema de defesa do animal), então é comum aparecerem infecções secundárias à doença, como a pneumonia bacteriana por exemplo.

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos, vitaminas, mucolíticos, pomadas, dependendo do estado do animal, para tentar controlar ou extinguir os sintomas ou infecções secundárias, dando suporte e esperando que o organismo do animal reaja contra ao vírus. Por isso é muito importante a prevenção através da vacinação (V8 ou V10).

A seção "Saúde Animal" é escrita pela médica veterinária Dra. Juliana Baboghlian.

Atenção! É proibida a cópia ou qualquer outra forma de reprodução, integral ou parcial, sem prévia e expressa autorização do autor.