Cuidados Essenciais,  Saúde Animal

Saúde Animal: Saiba como prevenir o câncer de pele em cães

Confira as dicas para proteger cncer de pele em ces, principalmente durante o vero

Dicas para evitar cncer de pele em ces

Como diria Pedro Bial: “no filtro solar, voc pode confiar”. E o seu animal de estimao tambm. Muita gente no sabe, mas o cncer de pele em ces o segundo tipo de neoplasia que mais acomete os ces em idade adulta e, assim como acontece com os seres humanos, nem sempre o aparecimento da doena est ligado somente predisposio gentica, mas principalmente, pela exposio aos raios solares sem a devida proteo.

As altas temperaturas do vero levam proprietrios e muitas vezes seus ces a praticarem mais atividade fsica ao ar livre e, consequentemente, a se exporem mais radiao solar. De acordo com a mdica veterinria do Mascote Pet Shop, Dr Ana Flvia Ferreira, alguns cuidados devem ser levados em conta ao se realizar um passeio ao ar livre nesta poca do ano. “Indicamos aos proprietrios que os melhores horrios para passeios durante o vero, so antes das 09h e aps s 17h, que quando a radiao solar no se apresenta to intensa. Alm disso, nos casos de passeios longos, em locais onde no haja pontos de hidratao, indispensvel que o proprietrio leve gua para oferecer ao seu pet“, afirma.

No caso dos ces com pele despigmentada ou albinos, como pit bull, buldogue e boxer, ideal a aplicao de protetor solar antes de sair para o passeio, como ensina a mdica veterinria: “no se deve usar protetor solar de seres humanos nos animais de estimao. No mercado pet existem algumas opes de protetores solares prprios para os animais de estimao, que respeitam a caracterstica da pele de ces e gatos. Animais despigmentados (brancos), de pelagem muito curta, devem receber o protetor em todo o corpo, principalmente nas reas sem pelo, como a barriga, a face e embaixo do focinho”.

Outros cuidados Para ajudar os animais de estimao a enfrentarem o calor, algumas dicas tambm so importantes, como a disponibilizao de sombra e gua fresca de forma constante durante o dia e, nesse caso, vale at misturar a gua natural com gua gelada para ajudar a matar a sede do seu melhor amigo.

Para animais que possuem pelos longos ou pelagem em grande quantidade, como poodle, chow chow, husky, cocker spaniel, golden retriever, entre outros, a indicao a tosa geral durante o tempo quente, o que far com que o animal sinta-se menos incomodado.

Quem tiver piscina em casa, pode incentivar seu pet a dar um mergulho, mas nessa situao, preciso secar bem o pelo do animal depois da brincadeira, para evitar problemas de pele.
Na hora do passeio, o uso de sapatinhos nas patas dos animais ajuda a evitar o atrito com o solo quente e possveis queimaduras nos membros.

Ainda segundo Dr Ana Flvia Ferreira, importante respeitar os horrios mais indicados para passeio durante o vero, pois mesmo tomando todas as precaues, o calor excessivo pode prejudicar a sade dos animais. “A exposio intensa ao sol pode causar desidratao, estresse e at queimaduras na pele. Sabemos que os animais adoram um passeio, mas nem sempre eles so to resistentes a situaes extenuantes como as pessoas imaginam. preciso respeitar os limites de cada animal, zelando por sua sade“, conclui a profissional do Mascote Pet Shop.

Fonte: Mascote Pet Shop

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.