Cuidados Essenciais,  Saúde Animal

Cães destruidores: treinamento, paciência e dedicação são essenciais para melhora no comportamento do pet

Adestrador Jorge Pereira d dicas de como donos de ces com distrbio comportamental (os famosos ces destruidores) podem melhorar a convivncia do animal de estimao com os mveis e objetos da casa

Ces destruidores de objetos

Algumas raas de ces so mais ativas que outras. Por consequncia, h um nmero considervel de animais que possa apresentar um comportamento destrutivo. Os do grupo Terrier, por exemplo, tm em seu sangue o impulso de serem grandes caadores, o que somado falta de atividade, disciplina e presena constante de um lder, pode desencadear a ansiedade do co e torn-lo um destruidor. No entanto, com pacincia e um pouco de dedicao, possvel melhorar bastante o convvio entre o pet e os objetos e mveis da casa. o que afirma o especialista em comportamento canino do Ncleo Pet, Jorge Pereira. importante que o dono desenvolva atividades fsicas e psicolgicas com o co para que ele no fique muito tempo ocioso, comenta o adestrador. Como costumo dizer, cachorro cansado no tem tempo de fazer arte”, brinca.

No caso de ces que tm hbito de roer objetos plsticos, como para-choques, retrovisores, etc., o comportamento inadequado pode estar ligado a estmulos aos quais eles foram submetidos quando filhotes. Brinquedos plsticos, tais como garrafas pet e bolas, so alguns exemplos. Muito comuns tambm so os cachorrinhos muito brincalhes que consideram tudo o que acham pela frente um brinquedo em potencial: um sapato italiano, uma bela bolsa, um celular, entre outras coisas, comenta o especialista. Ainda segundo Jorge, nestes casos importante que o cozinho tenha uma rigorosa rotina de atividades, com muitos exerccios, e que o tutor brinque com ele e utilize brinquedos de alta resistncia, com formato anatmico, que no machucam a boca do cachorro, e que ele possa brincar bastante e se divertir.

H tambm casos em que os animais so destrutivos por conta de um distrbio de comportamento, que so considerados os mais complicados de serem resolvidos. Ces que s destroem as coisas quando seu tutor sai e, quando ele volta e se depara com a baguna, o pet demonstra arrependimento, um exemplo do distrbio comportamental. Estes casos, muitas vezes, esto ligados sndrome da separao. Isso acontece quando o co levado para todo lugar em que o dono vai e, quando ele se v longe da pessoa que lhe traz conforto e segurana, ele utiliza ferramentas para chamar ateno e conseguir o que quer, comenta Jorge. Quando ele destri algo, quem ele quer vai aparecer, mesmo que seja para brigar com ele. E tem outra coisa, o dono no vai mais deix-lo sozinho e isso tudo que ele quer, completa.

Estabelecer disciplina para o amigo de quatro patas o primeiro passo para resolver o problema. Segundo Jorge, uma das tcnicas realizar sadas curtas, indo e retornando rpido, para o dono mostrar que no vai abandon-lo. Depois disso, ir aumentando gradativamente as sadas, at que o pet fique tranquilo mesmo sem a presena humana.

Em situaes mais complexas, quando o animal sofre de fobia ou ansiedade, ele apresenta muito medo ou realmente pavor de algumas coisas, ou at mesmo de sons. Em alguns casos, alm de destruir tudo que est ao seu alcance, o co tambm corre um grande risco de se machucar, j que entra em um estado de pnico profundo. Nestes casos importantssimo um trabalho em conjunto, entre um comportamentalista e um veterinrio que tambm tenha conhecimento em comportamento, comenta o especialista, que completa dizendo que receitas milagrosas ou treinamentos que resolvem tudo em dois minutos no funcionam, pois muitos desses ces tm apenas uma melhora momentnea em seu comportamento, quando na verdade eles precisaro de acompanhamento constante.

Sempre que o co apresentar um comportamento estranho ou diferente, necessrio lev-lo a um veterinrio de confiana. Depois de descartada qualquer possibilidade de o mascote estar com algum problema de sade, o dono deve procurar um profissional para ajud-lo a resolver um problema de comportamento.

Fonte: Ncleo Pet

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.