Cuidados Essenciais,  Saúde Animal

Esqueça o cotonete! Limpeza incorreta é uma das causas principais da otite canina

A utilizao de cotonetes e pinas para limpar os ouvidos dos cachorros ainda muito comum e, apesar de parecer inofensiva, pode causar muitos danos aos pets. O veterinrio da Virbac, Dr. Ricardo Cabral, fala sobre o assunto e explica como realizar essa limpeza corretamente.

A higiene do ouvido dos ces deve ser um item de ateno para os tutores, a fim de evitar uma srie de doenas relacionadas sade auricular dos pets. Entre as complicaes mais comuns est a Otite Canina, que nada mais do que uma inflamao do conduto auditivo, que causa incmodos e dores. Ela pode ocorrer na regio externa, interna, no meio do canal auditivo ou at mesmo em apenas uma orelha. Se o tutor observar vermelhido, excesso de cera, odor forte ou mudana no comportamento do pet, como balanar muito a cabea ou coar as orelhas repetidamente, deve saber que esses so sinais para lev-lo no veterinrio, recomenda Ricardo Cabral, veterinrio da Virbac – indstria farmacutica veterinria especialista em sade animal.

O acmulo de sujeira facilita o desenvolvimento de inflamaes e infeces por fungos e bactrias, que causam a Otite Canina , e por isso a limpeza auricular de extrema importncia. O grande problema que muitos tutores acreditam que a melhor forma de limpar os ouvidos dos ces utilizando cotonetes e pinas, e isso pode no s machucar as orelhas, como tambm empurrar a cera ainda mais para dentro do ouvido, agravando os riscos de inflamaes auriculares, alerta Cabral.

Como fazer a limpeza de forma correta?

Assim como a higiene bucal, a higiene auricular deve ser includa na rotina semanal do pet, sendo que o dono deve utilizar apenas produtos para retirar cera, chamados ceruminolticos. No mercado, o tutor encontra opes para uso rotineiro, indicado para a limpeza regular e neutralizao de maus odores das orelhas dos ces, explica Cabral.

Para a aplicao do produto, Cabral indica seguir os seguintes passos:

  • Coloque o cachorro deitado no colo de forma que seja possvel visualizar o conduto auditivo;
  • Aplique a quantidade suficiente do produto no conduto auditivo, seguindo a orientao do fabricante;
  • Massageie a base da orelha para que o produto possa entrar com mais facilidade;
  • Limpe o pavilho auricular com algodo umedecido com o prprio produto.

O produto ceruminoltico dissolve a cera e conforme o animal balana a cabea, o excesso de contedo e sujeira naturalmente so expulsos, dispensando a necessidade do uso de cotonetes ou outros objetos. Essa limpeza pode ser realizada 1 vez por semana ou a cada 10 dias.

Outro ponto de ateno para manter a sade auricular do pet proteger muito bem os ouvidos dele na hora do banho para evitar a entrada de gua. Isso porque a umidade facilita a proliferao de fungos e bactrias. Portanto, deve-se colocar sempre protetores ou um chumao de algodo em cada orelha, alm de secar muito bem a regio aps o banho, indica Cabral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.