Curiosidades,  Vídeos e Filmes

Curiosidades: Agility

Agility
Agility

O agility é um esporte praticado por um cão e seu condutor.

O agility surgiu em 1978, para entreter os visitantes da mostra “Crufts Dog Show“, realizada na Inglaterra e considerada a maior mostra de cães do mundo.

As primeiras regras do agility foram baseadas nas regras do hipismo, por esse motivo há certa semelhança entre esses esportes.

No agility, o cão recebe comandos do seu condutor (pode ser um adestrador ou o proprietário do animal, desde que exista uma forte sintonia entre a dupla), a fim de realizar um determinado percurso no menor tempo possível e sem cometer infrações. Os comandos são verbais e através de gestos.

Os principais objetivos na prática do agility é buscar melhoria da agilidade e inteligência do cão e a interação dele com a sociedade, além de ser um excelente estímulo a pratica de exercícios tanto para o condutor quanto para o cão.

Agility
Agility

Desde que o animal esteja saudável e em bom estado físico, não há restrições de raça, tamanho ou idade para a prática do agility. A diferença é que para participar de competições, cães com pedigree e acima de 18 meses participam de provas oficiais e os SRD acima de 18 meses participam de provas não-oficiais. Estão impedidos de competir cadelas em gestação, cadelas no cio ou cães doentes ou machucados. (Conforme regulamento da FCI)

Assista a um vídeo produzido pela revista Veja a respeito do esporte Agility.

 

A Julie, minha labradora, fazia aulas de agility uma vez por semana. Gostaria que ela fizesse mais vezes, pois se trata de um esporte excelente para liberar energia acumulada e exercitar a mente do animal! Eu recomendo!

Fontes: Agility Brasil, Veja
Fotos: Getty Images

5 Comentários

  • Micheli

    Discrminação!
    SRD deveria participar de provas oficiais!

    Tenho 3 recolhidos da rua. São mto esperto e tem mto folego, força e energia!.Seriam perfeitos!

  • MILENE

    eu não entendo um país que se diz livre de preconceito, tem pessoas que não respeitam os animais, nem o melhor amigo dos homens, eu tenho um lindo cachorro SRD que se chama trovão ele p/ mim é um filho, eu me sinto ofendida com essa falta de respeito ele faz agility aqui em Recife, Pe. ele p/ mim é 10, Parece que nós estamos no tempo da escravidão, que negro por não ter perdigre de branco, não valia nada, e não tinha as mesmas oportunidades dos brancos, será que os çães entre si não acham isso um absurdo, eu acho que eles se amam entre si, e se respeitam muito, melhor que certo humanos que se dizem amigos dos çães. ABAIXO PRECONCEITO.

    • Priscila Magalhães

      Milene, publiquei informações que obtive de sites que falam exclusivamente sobre AGILITY, não sou responsável por nenhum regulamento.

      Me informaram que no Brasil, os SRD podem participar de provas oficiais, mas que provas internacionais, o tal regulamento é bem mais rigoroso e os SRD só participam das não-oficiais.

      Sou amiga dos cães e também acho tal “regra” injusta, mas não fui eu quem as criei. #FicaDica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.