Amo Cachorros

Tudo sobre cães e o universo canino

Curiosidades: Agility

14 de outubro de 2010  •  Curiosidades, Vídeos e Filmes

Agility
Agility

O agility é um esporte praticado por um cão e seu condutor.

O agility surgiu em 1978, para entreter os visitantes da mostra "Crufts Dog Show", realizada na Inglaterra e considerada a maior mostra de cães do mundo.

As primeiras regras do agility foram baseadas nas regras do hipismo, por esse motivo há certa semelhança entre esses esportes.

No agility, o cão recebe comandos do seu condutor (pode ser um adestrador ou o proprietário do animal, desde que exista uma forte sintonia entre a dupla), a fim de realizar um determinado percurso no menor tempo possível e sem cometer infrações. Os comandos são verbais e através de gestos.

Os principais objetivos na prática do agility é buscar melhoria da agilidade e inteligência do cão e a interação dele com a sociedade, além de ser um excelente estímulo a pratica de exercícios tanto para o condutor quanto para o cão.

Agility
Agility

Desde que o animal esteja saudável e em bom estado físico, não há restrições de raça, tamanho ou idade para a prática do agility. A diferença é que para participar de competições, cães com pedigree e acima de 18 meses participam de provas oficiais e os SRD acima de 18 meses participam de provas não-oficiais. Estão impedidos de competir cadelas em gestação, cadelas no cio ou cães doentes ou machucados. (Conforme regulamento da FCI)

Assista a um vídeo produzido pela revista Veja a respeito do esporte Agility.

 

A Julie, minha labradora, fazia aulas de agility uma vez por semana. Gostaria que ela fizesse mais vezes, pois se trata de um esporte excelente para liberar energia acumulada e exercitar a mente do animal! Eu recomendo!

Fontes: Agility Brasil, Veja
Fotos: Getty Images