Raças

Raça: Spitz Alemão Anão

Atenção! Mesmo publicando sobre uma raça específica de cão e relativamente cara, sou a favor da adoção de animais. Adotar é tudo de bom!

Acesse a lista de ONGs, abrigos e protetores de animais!
E antes de adotar um animal, leia o post sobre Posse Responsável

 

Fazia tempo que não postava sobre uma raça específica de cão, dessa vez, a raça escolhida foi a Spitz Alemão Anão ou simplesmente Pomerânia.

Conheci a raça através do programa “O Encantador de Cães” e me apaixonei. É tãooo pequeninho! *-*

Spitz Alemão ou Pomerânia
Spitz Alemão Anão ou Pomerânia

Nome da Raça: Spitz Alemão Anão, (Deutscher Spitz) Spitz Alemão, Lulu da Pomerânia ou simplesmente Pomerânia
Origem: Alemanha
Utilização: Cão de guarda e companhia
Grupo: Toy
Porte: Miniatura
Peso: 2 Kg
Altura: 20 cm
Pelagem: O Spitz Alemão tem uma pelagem dupla: o pêlo externo é longo, reto e separado; o subpêlo é curto, grosso e lanoso. Não ondulada, crespa ou encordoada e nem repartida no dorso.
Tamanho do Pelo: Longo e denso
Cores: Preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores: nuanças de cor, como: creme, creme areia, laranja areia, preto e fogo e particolor (tendo o branco como cor dominante). As marcas pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro.
Temperamento: Dominante
Treinabilidade: Médio
Espaço Necessário: Pequeno
Frequencia de Troca de Pelo: Semestral
Necessidade de Tosa: Alguma

O Spitz Alemão Anão é descendente dos cães da Idade da Pedra, sendo uma das raças mais antigas da Europa Central. Muitas outras raças foram criadas a partir delas.

Os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, feita por um abundante subpêlo. Particularmente impressionante é o forte tipo de juba ao redor do pescoço (ruff) e a cauda com pelagem compacta e emplumada, portada sobre o dorso (parece uma juba de leão!). A cabeça de raposa com olhos alertas e as pequenas orelhas pontudas, próximas uma da outra, dão ao Spitz uma característica única: uma aparência atrevida (e um jeitinho todo travesso).

Eles adoram brincar, tem alguns momentos de euforia e logo sossegam.

O Spitz Alemão Anão está sempre atento, esperto e é excepcionalmente fiel ao seu dono. É muito dócil e fácil de ser treinado.

Spitz Alemão ou Pomerânia
Spitz Alemão Anão ou Pomerânia

São excelentes cães de companhia, muito dedicados aos seus donos. Alegres e dispostos. São ideais para pequenos espaços e donos moderadamente sedentários, uma vez que se contentam com passeios curtos.

De maneira geral, são cães muito alertas e podem avisar seus donos de qualquer alteração latindo aos menores sinais. Essa característica é um dos problemas que podem trazer para os donos que quiserem mantê-los em apartamentos, e deve ser desestimulada desde a primeira infância.

Não é uma raça ideal para famílias com crianças muito pequenas, já que o animal é bem pequeno e frágil.

O Spitz Alemão Anão, ocupa a 23ª posição no estudo do canadense Stanley Coren, autor do livro “A Inteligência dos Cães”, que estabeleceu uma lista de obediência canina, comparando 133 raças e as classificando do primeiro lugar ao 79º. A tendência, segundo ele, é que o Spitz Anão e Pequeno obedeçam 85% das vezes ou mais a uma ordem e aprendam um comando novo com cinco repetições e, na pior das hipóteses, com 15.

A raça aprende com facilidade onde fazer suas necessidades. Eles costumam se manter limpos, pois não suportam sujeiro (são meio frescos quanto à isso).

Assista um vídeo super bacana sobre a raça (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=RKHt3FCaLEE

Fontes: CBKC e PetBrazil
Fotos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

Você está procurando um brinquedo para o seu spitz? Clique aqui!

Atenção! Mesmo publicando sobre uma raça específica de cão e relativamente cara, sou a favor da adoção de animais. Adotar é tudo de bom!

Acesse a lista de ONGs, abrigos e protetores de animais!
E antes de adotar um animal, leia o post sobre Posse Responsável

85 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.