Amo Cachorros

Tudo sobre cães e o universo canino

Raça: Weimaraner

6 de novembro de 2010  •  Raças

Havia feito um post sobre a raça Weimaraner no meu blog pessoal e como gosto muito dessa raça, resolvi republicar o post. ;)

Além de me chamar atenção pelas cores e pelos olhos, acabei descobrindo que a raça é extremamente inteligente e dócil, por esse motivo fiz a pesquisa sobre a raça.

Weimaraner
Weimaraner

Nome da Raça: Weimaraner ou Braco de Weimar (também conhecido por Fantasma Prateado)
Origem: Alemanha
Utilização: Caça
Grupo: Apontadores continentais
Porte: Médio-pesado
Altura: 57 cm a 70 cm
Peso: 30 a 40kg
Pelagem: Curta ou longa
Cores: Cinza, nas tonalidades prata, corça ou rato.
Temperamento: Inteligente, companheiro, dócil, brincalhão, dominante e teimoso.

Essa raça é de origem Alemã. É uma raça muito antiga e não se sabe precisar exatamente quando surgiu. Há pinturas de 1600 retratando cães da raça Weimaraner, mas ainda não se possui todas as informações necessárias sobre o surgimento exato da raça.

Inicialmente, o Weimaraner era usado para caçar ursos, lobos e felinos. É um caçador exemplar. Sua mordida é macia, leve e muito firme. Atualmente, é mais usado como cão de companhia e para caça de aves.

Quando pequenos nascem com a coloração dos olhos verdes ou azuis. Quando ficam maiores seus olhos ficam com a coloração âmbar. *Adoro!*

Seu temperamento é vivo, sincero, afetuoso e alegre. Este cão é extremamente fiel e inteligente. Se bem treinado, gosta muito de correr e brincar. O Weimaraner não é agressivo e seu relacionamento com crianças é exemplar (meigo e calmo). Ele tem uma paciência incrível com todos da casa.

Ele é muito dócil e sabe proteger o dono e seu ambiente, quando se faz necessário. Late para dar alerta, é protetor e tem porte suficiente para intimidar, apesar de não ser um guardião daqueles que permanecem desconfiados na presença de estranhos.

Weimaraner
Weimaraner

É desportivo e versátil, pois tem boa resistência física.

Deixado sozinho por muito tempo ou em local em que não possa se exercitar o suficiente (é um cão que não tolera ficar muito tempo no canil ou preso em algum lugar), o Weimaraner tende a latir muito e a desenvolver maus hábitos, como ocorre com muitos outros cães de outras raças.

Por ser um cão inteligente, o Weimaraner aprende rápido quando treinado. Recomenda-se submetê-lo a adestramento de obediência desde filhote. Curioso, é dotado de uma habilidade única para imitar os movimentos humanos como, por exemplo, abrir trincos e maçanetas para fugir de casa. Hehehe. :O

Depois que eu fiz o post no meu outro blog sobre essa raça, conheci duas pessoas que me contaram um pouco sobre seus AUmigos Weimaraners, o Matheus e a Cláudia.

O Matheus me enviou um e-mail contando que o Jacob, da foto abaixo, é muito inteligente e que antes de completar um ano de idade, era super ativo e destruia tudo o que via pela frente. Atualmente, o Jacob está muito mais calmo, mas continua abrindo portas e geladeiras. Hahaha xD

A Cláudia contou que a sua Weimaraner, a Peggy, veja foto abaixo, não late quando fica sozinha, somente quando ela e o marido estão juntos. Ela tem atitude dominante com outros cachorros, mas se dá muito bem com gatos. A Peggy sofre de ansiedade de separação.

O mais legal é que a Cláudia sabe da importância de levar sua cadela para passear e gastar energia. Ela passeia com a Peggy quatro vezes ao dia! Parabéns, Clau.

JacobPeggyJacob e Peggy

Espero que tenham gostado e conhecido um pouco mais do Weimaraner. ;)

Fontes: Pet Mag e Wikipedia - Fotos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

Atenção! Mesmo publicando sobre uma raça específica de cão e relativamente cara, sou a favor da adoção de animais. Adotar é tudo de bom!
Acesse a lista de ONGs, abrigos e protetores de animais!
E antes de adotar um animal, leia o post sobre Posse Responsável

Gabriel Balsanuff - Joias feitas à mão

Comentários

  1. Cassia disse:

    Oi, Priscila! Que texto gostoso de se ler! E as fotos estão lindas! Beijos!

    Resposta de Prix:

    Obrigada pelo carinho, Cassia! :*

  2. Nady disse:

    Vemca amiga, gostaria de que tu aceitasse que eu postasse teus posts sobre cada raça. Será TOTALMENTE gratificado a ti, dizendo que é do TEU blog, é que eu sempre quiz postar algo assim, tipo uma enciclopédia sabe? :D Se não puder eu retiro o post :D

    Resposta de Prix:

    Eu peço para as pessoas que gostem de algum post do Amo Cachorros, publique em seus respectivos blogs apenas um trecho e link o post original. ;)

    Fazer um post completinho assim dá trabalho!!!

    Obrigada por visitar e gostar do Amo Cachorros!

  3. CR disse:

    Ah que orgulho da minha bebe!
    ótimo texto sobre a raça.
    Pena que algumas pessoas morrem de medo de weimaraner….rs

    Resposta de Prix:

    Acho que algumas pessoas associam o Weimaraner com o Doberman, por isso o medo! Hahaha xD

  4. Louise disse:

    Ai, amo os Weimaraners!!! São lindos d+!

  5. Mariana disse:

    Temos uma Weimaraner que acabou de ter filhotes, confiram as fotos!
    http://janis-filhotes.blogspot.com/

  6. Marcio disse:

    Tenho um weimaraner, é muito docil e brincalhão!!! só que não ganha peso, esta com 7 meses, já comprei as rações de 1ª linha, mas ele continua magrão…alguém poderia me fazer uma sugestão..

    Att:
    Marcio

  7. luciana disse:

    ola Marcio, não se preocupe, cães desta raça são magros mesmos, sorte deles kkkkkkk, pois são muito comilões. tambem tenho uma femea e ela e magra por mais que coma, é uma caracteristica da propria raça.

  8. jair disse:

    muito bom tudo que foi falado da raça,mais que eu gosataria não foi,todo o filhote podera ser um caçador nato ou tem alguns que não nascem para a coisa.

  9. jair disse:

    muito bom tudo que foi falado da raça,mais que eu gosataria não foi,todo o filhote podera ser um caçador nato ou tem alguns que não nascem para a coisa.

  10. carol disse:

    tenho uma weimaraner ela se chama lua ela e muito docil com todos adora brincar com bolinhas de tenis

  11. Henrique disse:

    tenho um filhote de quatro meses acho que ele é da raça weimaraner

  12. lucinea disse:

    Tenho a duas cadelas waimaraner e amo muito a raça, pois elas são duas cadelas muito especiais, apesar de brigarem muito, gostaria que alguem que cria essa raça me dicesse o que devo fazer para que elas parem de brigar o espaço é bastante grande, tenho muito espaço em casa mais elas ainda brigam muito, mais tirando isso elas são maravilhosas, e muito ciumentas!!

  13. mara disse:

    eu tenho uma cadela ,por nome de zyra ela é um amor, eu amo minha cachorra, eu digo que ela é minha sombra, pois pra onde vou dentro de casa ela está atraz de mim,kkkk é muito fofa.

  14. adopet disse:

    Lembrem-se: um bom cachorro não depende da raça, mas de um bom dono!

  15. rosineide disse:

    oi tenho um Weimaraner, que esta fazendo 3 meses hj é um fofo, ondo vou ele vai atraz, assiste no sofa comigo, agora estou didgitando ele esta no me colo olhando pra o computador,qd chega alguem estranho ele late, porem come tudo que ve pela frente…..

  16. Olá, tenho um weimaraner de 14 anos e continua super brincalhão.
    Quanto ao seu blog parabéns pela excelência, sucesso!

  17. [...] LEIA O RESTO DO POST AQUI!! This entry was posted in Conheça. [...]

  18. eu gostaria muito de adotar uma weimaraner, pois perdi a minha, ela era muito importante para nos, esta fazendo muita falta.

  19. que bom que alguem soube lidar com o cachorro, cadela xau jacob e peggy boa tarde para vcs

  20. Joana Martins disse:

    eles são muitos lindos, a minha se chama thyfanny ela e linda

Deixe um comentário

* Obrigatório!