Saúde Animal: Displasia Coxofemoral
16 de fevereiro de 2011 • Saúde Animal
Algumas coisas sobre displasia coxofemoral.
O que é:
É o desenvolvimento anormal da articulação do quadril (do fêmur com a pelve), é um problema hereditário, mais comum em raças de grande porte como Pastor Alemão, Rottweiler, Labrador, Dogue Alemão entre outras. Ocorre muitas vezes uma sobrecarga devido à grande massa muscular do animal ocorrendo instabilidade, desgaste e lesão desta articulação.
Sintomas:
Os sintomas podem aparecer a partir dos cinco meses de idade, dependendo da evolução e gravidade:
- claudicação (o animal “manca” – apresenta dificuldade para se locomover);
- resistência e dor quando submetido a caminhadas e brincadeiras;
- temos a impressão, em alguns casos, que o animal está rebolando (há o movimento acentuado do quadril quando ele anda);
- nos casos mais avançados o animal para de andar.
Alguns agravantes:
- Animas que estão acima do peso,
- pisos muito lisos (o animal tem maior dificuldade para andar por causa do atrito diminuído, forçando mais suas articulações),
- falta de exercício (diminuindo o tônus muscular) e
- animais idosos.
Dicas para prevenção e controle:
Se for comprar um cão de grande porte em um canil, peça o certificado negativo de displasia coxofemoral dos pais do animal, muitos criadores já estão fornecendo.
Por ser uma doença hereditária, é mantido um rígido controle dos padreadores, afastando da reprodução os animais que apresentam a doença.
Se seu animal já tem a doença, faça sempre o controle com seu veterinário, através do raio x é possível avaliar o grau de displasia do seu animal, podendo optar por tratamento conservativo, com exercícios, fisioterapia e medicamentos, ou tratamento cirúrgico.
Sempre consulte um médico veterinário!
A seção "Saúde Animal" é escrita pela médica veterinária Dra. Juliana Baboghlian.
É proibida a cópia ou qualquer outra forma de reprodução, integral ou parcial, sem prévia e expressa autorização do autor.
Imagem: SXC