AmoCachorros.com.brAmo Cachorros

Tudo sobre cães e o universo canino.

Dando banho em cachorros!

Postado em: 8 de maio de 2011 na seção: Cuidados Essenciais

Por Priscila Magalhães

Tenho recebido algumas perguntas sobre banho em cachorros. Deixo claro que não trabalho com isso, mas pesquiso bastante e por ter cinco cachorros, acabo fazendo isso com muita frequência, portanto, esse post é repleto de informações de pesquisa e experiência pessoal. Não sou profissional da área!

Hora do Banho

Conforme pesquisas, o ideal e recomendado é que o banho ocorra a cada 15 dias, mas isso depende muito do estilo de vida do cachorro e seu tipo de pelo.

Se o cachorro tem um pelo muito grosso, por exemplo, o intervalo entre um banho e outro deve ser maior que 15 dias, pois se o cachorro não for secado corretamente, seu pelo permanecerá úmido e isso provocará uma doença de pele no animal. Cuidado!

Algumas dicas e cuidados ao dar banho no seu AUmigo:

  • Antes de dar banho, procure escovar o cachorro, mesmo se ele tiver pelo curto;
  • Use pedaços de algodão parafinado para tampar os ouvidos. Se cair água no canal auditivo é bem provável que o seu cachorro tenha otite. Portanto, tenha cuidado!
  • Use água morna! A temperatura deve ser agradável, nem muito quente e nem gelada;
  • Comece molhando o animal do pescoço para baixo, depois molhe a cabeça - aos poucos, por conta do ouvido -;
  • Não utilize shampoos para humanos, detergentes e afins, use sempre produtos indicados para animais;
  • Procure fazer massagens e conversar baixinho, isso fará com que o animal relaxe e o momento do banho seja tranquilo e prazeroso. Procure recompensá-lo por bom comportamento;
  • Antes de usar o secador, enxugue o animal com uma toalha limpa e seca. O secador deve estar em uma temperatura amena e bem distante do animal! Cuidado para não queimar a pele e o pelo do seu cachorro!
  • Para alguns animais, o uso do secador é estressante, se isso acontece com o seu cachorro, só dê banho em dias bem quentes e sempre o enxugue com uma toalha seca e limpa;
  • Lembre-se de secar entre os dedos do animal, para evitar umidade;
  • Evite usar perfumes, mesmo que esses sejam feitos especialmente para animais. Podem causar alergia, irritação e crises de espirro no animal. É bom evitar!
Hora do Banho

O bom de dar banho em seu cachorro é que nesse momento você pode verificar se o cachorro tem algum probleminha na pele, se tem pulgas ou carrapatos, se ele está machucado e etc.

Importante: não insira nenhum objeto ou cotonete no canal auditivo do animal, somente um veterinário poderá fazer qualquer tipo de limpeza no ouvido do seu cachorro.

Você dá banho em seu cachorro?

Fontes: Vídeo UOL sobre banho / GettyImages

Seção: Cuidados Essenciais Tags:  , , , ,

 

 

Comentários em “Dando banho em cachorros!”

  1. Laís disse:

    Eu dou banho a cada 15 dias na minha srd Luna, mas nem assim ela fica cheirosa e o vet disse que é o cheiro característico dela, sem o banho ninguém aguenta ficar perto dela…em compensação o meu labrador Barum não tem cheiro ruim, é só escová-lo sempre que ele tá lindão !
    Gostei das dicas.
    Beijos

    Resposta de Priscila Magalhães:

    Oi Laís!
    Alguns cachorros tem o cheiro mais forte do que outros, o estilo de vida do cachorro também contribui para o cheiro ser mais forte ou mais fraco, de qualquer forma, quem gosta de cachorro de verdade … Suporta o cheirinho, não é verdade? Hahahah xD

    Beijos

  2. - amooo dar banho no meu dog Mayllow Henrique na banheira de casa, me divirto, mas parece q qdo levo no pet o xeirinho de banho permanece por mais dias, mas em casa ou no pet dou banho nele toda semana !!!

    Hoje no meu blog tem uma matéria divulgando a campanha da CCZ daqui de SÃO CAETANo /SP para conseguir mais voluntarios para levar os dogs de lá para passeios e ajudar nas adoções, se puder passar la e divulgar aki seria bem bacana !!!

    Bjokas,
    ‘Celle’ Barkauskas

    http://totalmentedemaisonline.blogspot.com/
    @BlogdaCelle

    Resposta de Priscila Magalhães:

    Oi Celle!
    O cheirinho permanece mais tempo quando levamos ao Pet Shop, pois os produtos que eles utilizam são profissionais e a forma de secagem do pelo é bem diferente. O legal, para não ter problemas, é procurar dar banho sempre em dias mais quentes. ;)

    Bacana vc divulgar a campanha da CCZ, já fiz um post como esse aqui no Amo Cachorros a respeito da CCZ de São Paulo.

    Beijos

  3. Helô disse:

    Esse é um dos momentos mais gostosos. A Jully adora e pra sair é uma briga, principalmente se está frio ^.^

    Resposta de Priscila Magalhães:

    Helô,
    Sério que a Jully adora? Que fofaaaa!!!! *-*

    Beijos

  4. Iloveckcs disse:

    Olá! Eu adorei esse site!!! Tenho um blog sobre a raça de cachorro Cavalier King Charles Spaniel! Entrem e virem seguidores: iloveckcs.blogspot.com

  5. Mari disse:

    Eu dou banho no Link e adoro! :)
    Mas quando ele era bem pequenininho, antes dos três meses, a veterinária recomendou usar shampoo infantil (daqueles sem lágrimas da Johnson) ao invés de shampoo para filhote, ela disse que era melhor. :D
    Hoje com um ano ele usa um shampoo para cachorro antipulgas. E fiquei numa dúvida… pq não usar perfume no cachorro? (No petshop sempre colocam e não sabia que poderia ter problema)

    Resposta de Priscila Magalhães:

    Mari, alguns profissionais da área, indicam o Johnsons Baby, caso você não tenha nenhum shampoo para cachorros. Acredito que esse seja o único que não irritará a pele dos bichinhos, ainda mais se forem filhotes. Valeu pela dica. ;)
    Quanto ao perfume, já parou para pensar que o olfato dos cachorros é muito mais apurado que o nosso? Muitas vezes, acabamos abusando ao aplicar os tais perfumes, mesmo os feitos especialmente para os animais, isso causa em muitos bichinhos crises de espirro, alergia e até irritação na pele. Portanto, o melhor é evitar, não estou dizendo para NUNCA usar, mas evitar.

    Beiijos pra vc e pro Link! =*

  6. Flávia disse:

    Oi, Priscila!
    Então, eu discordo um pouco…
    Eu tenho 4 cachorros (3 rotts e um vira). Todos tomam banho uma vez por ano ou se necessário (depois de uma festa na lama, por exemplo….). O vira mora dentro de casa com a gente e pra mim é bem importante que ele cheire bem, por isso eu não dou banho com muita frequência. Eu acho que cachorro que toma banho demais (15 dias na minha opinião é MUITO banho) fica fedido mesmo. É preciso lembrar que eles não têm pele como nós mas pêlos….
    Enfim, é minha opinião, né?
    Ah! Eu limpo meu cachorro com uma solução caseira de água, um pouco de álccol e vinagre (desculpe, não lembro a proporção, mas é bem pouco) e um paninho.
    Adorei seu blog!

    Resposta de Priscila Magalhães:

    Olá Flávia! Tudo bem? :)
    Eu tenho 5 cachorros e costumo dar banho quando eles estão bem sujinhos (eles ficam no quintal). Eu citei a frequência de 15 dias, mas vai muito do estilo de vida do animal e de suas atividades. Se os cachorros não se sujam tanto, não é necessário dar banho a cada 15 dias e sim quando vc achar necessário!!! Isso vai do dono. ;) Não é verdade? Só escrevi sobre a frequência, para alertar que donos que dão banhos todas as semanas ou até duas vezes por semana.

    Obrigada pelo comentário e pela visita!!! :)

    Beijos :*

  7. Ana Luiza disse:

    os cachorros precisa mesmo de banho e cuidado especial . Tem alguns cachorros que fazem muita bagunça então eles se sujam mais , e é claro que você tem que dar banho nele .

  8. Daiana Dorneles disse:

    Eu tenho um casal de cães pequenos. Dou banho em casa desde que estão comigo. As vezes uma vez por mês, principalmente no verão. Já no inverno, uma vez a cada dois meses, no máximo. Tenho sempre lenços humidecidos em casa, da johnson. Quando eles ficam com cheiro forte, dou um banho de lenço, limpo as patinhas, a barriga, as axilas e a bundinha. Ajuda um monte, eles ficam bem limpinhos. Também não uso perfumes. E tenho o produto pra banhar a seco, mas quase nunca usei, tem anti-pulgas, receio ser mais agressivo que os lenços umidecidos.
    Sou muito feliz com meus animais. Dormem na minha cama, inclusive, estão os dois grudados em mim agora. Estamos no frio do RS. Temos que nos aquecer… hehehe
    Adorei o post.
    Obrigada.

  9. Viviane disse:

    Mascote tem o pelo bem grosso. Desde que chegou aqui o pelo dele parece ter aumentado uns 3cm… Ele odeia o secador! Confesso que agora no frio estou dando banho nele com longos intervalo. É bem estressante secá-lo. O interessante é que ele não fica com futum. Rss.. O Frank toma banho com mais frequência e vive com futum!!! KK!

  10. Gisele disse:

    Olá adorei as postagens, tbm adoro cachorros, tenho um Lasha Apso, chamado Bryan, ele adora tomar banho chega deitar na banheira é um amor! Sem contar que até parece uma criança so falta falar! ele toma banho a cada 15 – 20 dias com shampoo para animais msm!!!

  11. Yasmin disse:

    Olá, estou desesperada em busca de ajuda a respeito das pulgas.
    Eu nunca tive cachorro e no começo desse ano eu ganhei um bichon, logo aos 3 meses de vida dele, pegou pulga aqui em casa e nunca mais consegui me livrar disso.
    Moro em uma casa ampla, com um jardim na frente com muita grama, com grade e muitos cachorros passam por aqui e gatos de ruas costumam entrar no meu jardim, sem contar que minha casa é velha e de tacos de madeira.
    Passei front line nele, entre outros remédios para aplicar na nuca, como o advocate, também costumo limpar sempre toda a casa com Triatox, porém todos esses produtos de passar nele custam caros e minha mãe não anda em condições de comprá-los, sem contar que meu cachorro se suja no jardim, logo eu preciso dar banho nele quase toda semana, assim perdendo o efeito dos remédios caros.
    Dou banhos antipulgas nele, passo remédios nele e na casa, porém ele vai no jardim e traz tudo de volta, mesmo que eu o deixo preso dentro de casa, tenho um gato que costuma passear no jardim e também traz as pulgas para dentro.
    Alguém poderia me dar uma solução? Alguma sugestão de remédio que ele possa tomar e tenha um efeito melhor, alguma coleira anti pulgas que funcione, levarei suas sugestões ao meu veterinário, obrigada.

    Resposta de Priscila Magalhães:

    Yasmin,
    A Ana do blog Mãe de Cachorro fez um post bem completo indicando várias alternativas para acabar com pulgas: http://bit.ly/pulgas-MdC

    Espero ter ajudado! :)

    Bjs

  12. amanda disse:

    Meu Deus, me desculpem mas cachorro se dorme na cama tem que tomar banho uma vez por semana.
    Tenho uma shitzu e dorme comigo e não pode de passar de uma semana para tomar banho pois ela fica com o pelo oleoso e fede e tenho um pinther que já não é tão frequente seus banhos.

  13. Fabiane Guizzo disse:

    Adorei o blog, tenho 03 cachorros e dois gatos, apenas um deles dorme dentro de casa é um linguicinha, moro na serra gaúcha e ele sente muito frio, mas não adianta colocar roupa nele, pois ele come todo tipo de tecido inclusive suas cobertas, não sei o que fazer, já dei brinquedos e outras coisas para ver se ele para de comer, mas não adianta. Há tb tenho problemas com as pulgas, a última vez passei um produto chamado K-otrine Sc 25, um vidro diluído em 1 lt de água, uso um pulverizador e espalho em todo o terreno e nas cobertas e casas deles, elas somem por um bom período. Tenho outro problema notei que quando dou banho no Ody (linguiça) com shampoo anti-pulgas, ele fica muitos dias de coçando acredito que este produto da alergia nele, vou começar a usar o shampoo infantil da Johnson. Obrigada.
    Fabi Guizzo

  14. Carolina Benites disse:

    Olá.. Gostaria de saber se tem algum motivo pro meus 2 cachorrinhos apagarem depois do banho, eles dormem pesado, ate sonham, como se tivessem mto cansados, ou relaxados talvez… tem algum motivo ?

    Resposta de Priscila Magalhães:

    Olá Carolina!
    Provavelmente eles relaxam a ponto de dormir profundamente. Bem parecido com o que acontece com bebês após um bom banho. ;)

  15. Hellen disse:

    Eu acredito que você gosta mais do Barum do que da Luna!!!
    Passe mais tempo com a Luna!!! ;D

  16. Lucas Mendes disse:

    0I, eu queria saber qual o o produto e se puder o nome do produto que usam no pet shop para dar um cheiro gostoso e duravel no cachorro ? Grato…

  17. Giovana disse:

    Olá,
    tenho 3 labradores muito amados.
    Dou banho semanalmente de chuveirinho dentro do meu banheiro e se isto não acontecer eles ficam irriquietos. Lavo sempre com sabonete Protex. Como ele é antibactericida o banho fica muito bem dado e o pelo bem cheiroso.
    É muito divertido pegar a toalha e eles correrem para o banheiro. Adoram!

  18. ITHAMYRIS MELLO disse:

    GOSTEI DE MUITO DAS DICAS,AMO OS ANIMAIS PRINCIPALMENTE OS CACHORROS,GOSTO DE CUIDAR BEM DELES ,AFINAL DE CONTAS ELES NÃO FALAM,SÓ PRECISAM DE CUIDADOS E MUITO CCARINHO.

  19. Cristian disse:

    Oláá,adorei o site,dou banho no meu poodle,1 dia sim 1 dia não,tem algum problema ??
    E ele tbm dorme depois do banho!Isso é normal né ..Beijos

  20. Marcia disse:

    Claro que tem problema Cristian, dar banho em cachorro principalmente peludinho como são os poodle, um dia sim, um dia não, é muito banho não acha…rs, vc nem dá tempo do cachorro secar completamente e já esta o molhando de novo, eles tem uma gordurinha na pele que ajuda a protege-los e se vc dá tanto banho assim acaba retirando essa proteção, passa a dar uma vez por semana que já esta ótimo, converse com um veterinario e vai ver como tenho razão…bjs e boa sorte.

  21. Karina disse:

    Tenho um filhotinho ele é da raça pinther com Salsicha, dei banho nele com o shampoo da minha filha mamãe bebe , ai dps passei um perfuminho nele só q ele se coça demais acho q irritou a pele dele pois tem umas casquinhas mei machucada ..

  22. marcia disse:

    tenho 06 yorks mas evito dar banho no frio, só que agora não tem mais jeito pois estão muito sujos e com carrapatos , será que tem problema dar banho neste frio pq preciso tosar eles urgentes.

  23. Douglas Dias disse:

    Islane Midiotte, olha que interessante Princesa :)

  24. ruth disse:

    gostaria de saber se um cão que vive limpinho também pode pegar carrapato ou pulga?

  25. rinaldo disse:

    oi com quantos dias eu posso da o primeiro banho no meu totó. ele temm 20 dias de vida

  26. dilma aparecida pereira disse:

    tenho 3 caes uma basset um viralata e pintcher dou banho apenas 2 vezes ao mes mas a basset fica sempre com cheiro ruim no outro dia mesmo,tem algo a ver c/a raça dela.Nao me emporto c/o cheiro pois amo demais meus cachorrinhos e so p/saber mesmo,na verdade encomoda os vizitantes da minha casa,rs mas como acho que os encomoda dos que se mudem,rsrs pois elas ficam dentro de casa,abraços

  27. Gislaine disse:

    Olá. Tenho um cachorro mistura de poodle com maltês (Bob – 3 meses) e ele toma banho 1 vez por semana no pet shop, e o banho não dura nem 3 dias, o cheirinho é ruim. Moro em apartamento. O que fazer pra ele ficar cheiroso por mais dias?

  28. Dando maior banho em Madinha minha PUG do coração…

  29. Michelle Damas Batista disse:

    Boa noite adorei o blog muito legal tenho uma Shi Tzu que fez três meses dia 26 e ela toma banho uma vez por semana mas a primeira vez que foi no pet shop ela veio muito cheirosa mais quando eu dou banho ela não fica tão cheirosa quanto ficou a Rhanna!

  30. Lays Ester De Souza Sales disse:

    eu adoro meu cachoro o nome dele e billyn o meu bebe

  31. eu adoro meu cachoro ele e muito lindo

  32. Elias disse:

    Eu tenho um femeá poodle ela tem muita coseira no ouvido direito o que deve ser?

    Resposta de Priscila Magalhães:

    Elias, pode ser infecção no ouvido. Procure um médico veterinário o mais breve possível. Abraços.

  33. rosangela braga disse:

    Tenho uma labradora de 9 meses, dou banho toda semana mas depois de uns dois dias ela está com cheiro ruim de novo, o que posso fazer?????????

Comentar

* Obrigatório!

Untitled Document