Amo Cachorros

Tudo sobre cães e o universo canino

Dando banho em cachorros!

8 de maio de 2011  •  Cuidados Essenciais

Tenho recebido algumas perguntas sobre banho em cachorros. Deixo claro que não trabalho com isso, mas pesquiso bastante e por ter cinco cachorros, acabo fazendo isso com muita frequência, portanto, esse post é repleto de informações de pesquisa e experiência pessoal. Não sou profissional da área!

Hora do Banho

Conforme pesquisas, o ideal e recomendado é que o banho ocorra a cada 15 dias, mas isso depende muito do estilo de vida do cachorro e seu tipo de pelo.

Se o cachorro tem um pelo muito grosso, por exemplo, o intervalo entre um banho e outro deve ser maior que 15 dias, pois se o cachorro não for secado corretamente, seu pelo permanecerá úmido e isso provocará uma doença de pele no animal. Cuidado!

Algumas dicas e cuidados ao dar banho no seu AUmigo:

  • Antes de dar banho, procure escovar o cachorro, mesmo se ele tiver pelo curto;
  • Use pedaços de algodão parafinado para tampar os ouvidos. Se cair água no canal auditivo é bem provável que o seu cachorro tenha otite. Portanto, tenha cuidado!
  • Use água morna! A temperatura deve ser agradável, nem muito quente e nem gelada;
  • Comece molhando o animal do pescoço para baixo, depois molhe a cabeça - aos poucos, por conta do ouvido -;
  • Não utilize shampoos para humanos, detergentes e afins, use sempre produtos indicados para animais;
  • Procure fazer massagens e conversar baixinho, isso fará com que o animal relaxe e o momento do banho seja tranquilo e prazeroso. Procure recompensá-lo por bom comportamento;
  • Antes de usar o secador, enxugue o animal com uma toalha limpa e seca. O secador deve estar em uma temperatura amena e bem distante do animal! Cuidado para não queimar a pele e o pelo do seu cachorro!
  • Para alguns animais, o uso do secador é estressante, se isso acontece com o seu cachorro, só dê banho em dias bem quentes e sempre o enxugue com uma toalha seca e limpa;
  • Lembre-se de secar entre os dedos do animal, para evitar umidade;
  • Evite usar perfumes, mesmo que esses sejam feitos especialmente para animais. Podem causar alergia, irritação e crises de espirro no animal. É bom evitar!
Hora do Banho

O bom de dar banho em seu cachorro é que nesse momento você pode verificar se o cachorro tem algum probleminha na pele, se tem pulgas ou carrapatos, se ele está machucado e etc.

Importante: não insira nenhum objeto ou cotonete no canal auditivo do animal, somente um veterinário poderá fazer qualquer tipo de limpeza no ouvido do seu cachorro.

Você dá banho em seu cachorro?

Fontes: Vídeo UOL sobre banho / GettyImages


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/priscilamag/amocachorros/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273