Cuidados Essenciais,  Saúde Animal

Ovo é bom pra cachorro!

Nutricionista e mdica veterinria parceira do Instituto Ovos Brasil afirma que o alimento tambm uma excelente opo de petisco

Nos ltimos anos, a oferta de ovos para ces se tornou usual principalmente pelo aumento da demanda por dietas com alimentos naturais. A afirmao da Mdica Veterinria e Nutricionista Juliana Frias, que realiza projetos em parceria com o Instituto Ovos Brasil para a divulgao dos valores nutricionais deste alimento.  

Os donos de pets esto cada vez mais cuidadosos com a alimentao, afirma a profissional que tambm tem outras especializaes, como Terapia Nutricional, Nutrio Esportiva e Vigilncia Sanitria de Alimentos, alm de experincia na rea de produo animal.  

Mais uma ativista em prol da divulgao do ovo e seus nutrientes, Juliana Frias conta que a maioria dos ces ama comer ovos. Essa tima aceitao pelos ces est tornando o ovo um alimento habitual nas dietas com alimentos naturais. O ovo uma excelente alternativa como petisco. extremamente prtico no seu preparo, alm de ser uma opo de alimento saudvel e tima fonte de protena inclusive muito barata e acessvel, afirma.

Valores nutricionais
Juliana lembra que o ovo um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, se destacando pela grande quantidade de protenas de alto valor biolgico que confere uma alta digestibilidade, o que significa um grande aproveitamento por parte do organismo dos ces.

A protena um nutriente vital para os filhotes, auxiliando na formao de tecidos corporais (pele, msculos e pelo).
 
extremamente importante que a quantidade de protena ofertada ao longo da vida do co seja efetiva, pois alm de auxiliar no crescimento e desenvolvimento as protenas tambm desempenham papel importante na formao de anticorpos.

As protenas consistem em cadeias de aminocidos, sendo que existem cerca de 20 aminocidos diferentes. Alguns deles so classificados como aminocidos essenciais.

Os ovos possuem grande quantidade de aminocidos essenciais, que so aqueles que o organismo no sintetiza, ou seja, eles devem estar presentes na dieta de forma balanceada para que sejam garantidos, afirma ela.

Como oferecer ovo ao seu co
O ovo uma tima, diferente e saborosa opo de alimento para substituir os snacks.
 
Alm disso, Juliana Frias conta que acrescentar ovo misturado na rao pode ser uma estratgia muito interessante para algumas situaes clnicas, tais como, ausncia de apetite e complementao no aporte proteico quando a formulao da rao no atinge as necessidades do organismo.
 
Uma dieta com alimentos naturais, rica em protenas de alto valor biolgico e gorduras de boa qualidade, preserva o meio cido no estmago dos ces auxiliando no processo de digesto e funcionando com uma barreira imunolgica matando as bactrias presentes no ambiente.
 
O indicado cozinhar os ovos para maior segurana do seu pet, porm, possvel ofertar ovo cru, com a validao do seu veterinrio.
 
As cascas so extremamente ricas em minerais disponibilizando grande quantidade de clcio principalmente para ces com dificuldade de comer ossos. Basta secar as cascas e tritur-las em um triturador ou liquidificador at que elas estejam em p. Use esse p para polvilhar na comida do seu co.
 
Consulte o mdico veterinrio do seu co
Se voc resolveu dar ovo para o seu co, preciso ter cincia de que cada animal tem uma necessidade nutricional individual. Desta forma, se faz necessrio uma avaliao do mdico veterinrio para uma prescrio diettica sugerindo a quantidade de ovos a ser ingerida.

Juliana faz um lembrete: No coloque sal e nenhum outro tempero!

Sobre o IOB
O Instituto Ovos Brasil uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a populao sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefcios que este alimento proporciona sade, alm de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuao em todo o territrio nacional e hoje referncia em informao sobre ovos no Brasil. O site da instituio (www.ovosbrasil.com.br) rene campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o pblico em geral e profissionais das mais diversas reas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.