Saúde Animal

Sa̼de Animal: Check-up Рo maior trunfo para donos que desejam curar c̢ncer de c̣es

Exames anuais facilitam o diagnstico precoce e aumentam substancialmente as chances de recuperao dos animais de estimao. Check-up o maior trunfo para donos que desejam curar cncer de ces e gatos.

Check-up ajudar a evitar e curar o cncer de ces e gatos

Graas aos avanos da medicina veterinria, que possibilitaram o surgimento de medicamentos e vacinas cada vez mais eficazes, a expectativa de vida entre ces e gatos tem crescido. A constatao da veterinria Amanda Cologneze, assistente tcnica do Laboratrio Veterinrio Mundo Animal, que explica que o cuidado dos donos de sempre lev-los ao veterinrio tambm tem contribudo para uma maior qualidade de vida. Por outro lado, a mdica ressalta que a incidncia de doenas tpicas da velhice, como problemas de articulao e at mesmo o cncer, tendem a aumentar devido a essa longevidade.

Para a especialista, geralmente, so os ces os mais acometidos por neoplasias (crescimento exagerado das clulas do organismo do animal de maneira incorreta e anormal), mas isso pode depender de uma srie de fatores, como gentica e estilo de vida, por exemplo. Nos felinos comum a incidncia de linfomas (cncer dos linfcitos), mas os cnceres mais graves que atingem os animais so o melanoma (de clulas da pele) e o sarcoma (que atinge a mesoderme); osteossarcoma (nos ossos); e neoplasias cerebrais.

Algumas neoplasias, como a mamariam, podem ser prevenidas. “O ideal que os proprietrios levem os animais periodicamente para check-ups com o veterinrio, para que ele identifique o problema desde cedo“, destaca. Segundo Amanda, primeiramente, os donos podem observar se h o surgimento de algum tipo de formao anormal no animal. “Dependendo do tipo de cncer, os sintomas mais comuns so perda de peso, cansao e apatia. Contudo, o diagnstico confirmado atravs de bipsia e se necessrio, o veterinrio far outros exames complementares, como raios-X e ultrassonografia”, explica.  

Assim que o cncer detectado no bichinho, o veterinrio indicar qual o melhor mtodo de tratamento. A cirurgia considerada a principal abordagem para a doena, uma vez que grande porcentagem das neoplasias pode ser removida cirurgicamente. Como tratamento complementar, tambm podem ser feitas sesses de quimioterapia, radioterapia e eletroquimioterapia, meios alternativos operao.

De acordo com Amanda, quanto mais cedo o cncer for descoberto e tratado, maiores so as chances de manter o tempo mdio de vida do animal. Vale lembrar ainda que as chances de recuperao dependem de outros fatores, como tamanho do tumor, idade e condies gerais do bicho. “A neoplasia no sinnimo de que o animal est destinado morte. Grande parte do tratamento depende muito da dedicao do proprietrio”, finaliza a veterinria.

Fonte: Laboratrio Veterinrio Mundo Animal

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.