
Saúde Animal: Check-up é o maior trunfo para donos que desejam curar câncer de cães
Exames anuais facilitam o diagnóstico precoce e aumentam substancialmente as chances de recuperação dos animais de estimação. Check-up é o maior trunfo para donos que desejam curar câncer de cães e gatos.

Graças aos avanços da medicina veterinária, que possibilitaram o surgimento de medicamentos e vacinas cada vez mais eficazes, a expectativa de vida entre cães e gatos tem crescido. A constatação é da veterinária Amanda Cologneze, assistente técnica do Laboratório Veterinário Mundo Animal, que explica que o cuidado dos donos de sempre levá-los ao veterinário também tem contribuído para uma maior qualidade de vida. Por outro lado, a médica ressalta que a incidência de doenças típicas da velhice, como problemas de articulação e até mesmo o câncer, tendem a aumentar devido a essa longevidade.
Para a especialista, geralmente, são os cães os mais acometidos por neoplasias (crescimento exagerado das células do organismo do animal de maneira incorreta e anormal), mas isso pode depender de uma série de fatores, como genética e estilo de vida, por exemplo. Nos felinos é comum a incidência de linfomas (câncer dos linfócitos), mas os cânceres mais graves que atingem os animais são o melanoma (de células da pele) e o sarcoma (que atinge a mesoderme); osteossarcoma (nos ossos); e neoplasias cerebrais.
Algumas neoplasias, como a mamariam, podem ser prevenidas. “O ideal é que os proprietários levem os animais periodicamente para check-ups com o veterinário, para que ele identifique o problema desde cedo“, destaca. Segundo Amanda, primeiramente, os donos podem observar se há o surgimento de algum tipo de formação anormal no animal. “Dependendo do tipo de câncer, os sintomas mais comuns são perda de peso, cansaço e apatia. Contudo, o diagnóstico é confirmado através de biópsia e se necessário, o veterinário fará outros exames complementares, como raios-X e ultrassonografia”, explica.
Assim que o câncer é detectado no bichinho, o veterinário indicará qual o melhor método de tratamento. A cirurgia é considerada a principal abordagem para a doença, uma vez que grande porcentagem das neoplasias pode ser removida cirurgicamente. Como tratamento complementar, também podem ser feitas sessões de quimioterapia, radioterapia e eletroquimioterapia, meios alternativos à operação.
De acordo com Amanda, quanto mais cedo o câncer for descoberto e tratado, maiores são as chances de manter o tempo médio de vida do animal. Vale lembrar ainda que as chances de recuperação dependem de outros fatores, como tamanho do tumor, idade e condições gerais do bicho. “A neoplasia não é sinônimo de que o animal está destinado à morte. Grande parte do tratamento depende muito da dedicação do proprietário”, finaliza a veterinária.
Fonte: Laboratório Veterinário Mundo Animal

6 Comentários
Cecília
Baita post. Muito bom mesmo, bjks Cecília.
Priscila
Realmente quanto mais rápido souberem , mais fácil o tratamento.
Roberto
É verdade isso, por isso que já fiz até plano de saúde para o me cachorro, já tá ficando velho e é sempre bom fazer esses check-ups
querem ver ele? deem uma olhada no video q fiz dele:
http://www.youtube.com/watch?v=R_x_R4tb_rM
Ahab
Com certeza, essa postagem é muito pertinente. Os cães, assim como os humanos, necessitam de uma ‘vistoria’ médica com muita frequencia. É mais uma maneira de retribuirmos o amor que eles nos dão.
marcio waldman
Muito legal um texto assim, nos do petlove recomendamos check up preventivo no veterinario