Saúde Animal

9 de Setembro – Dia do Veterinário!

Dia do Veterinário
9 de Setembro – Dia do Médico Veterinário!

Parabéns ao médico veterinário que exerce a profissão com amor e sabe que a sua profissão é muito mais do que “cuidar dos animais”.

Parabéns aos médicos veterinários que acreditam e preservam a natureza, aqueles que dedicam suas vidas à arte de salvar outras vidas.

Parabéns aos médicos veterinários que conquistaram os melhores amigos e os mais fiéis, os animais.

Um pouco sobre a história da Medicina Veterinária.

A medicina veterinária é tão antiga quanto a ligação que os seres humanos realizaram com os animais. A ars veterinaria estava registrada no Papiro de Kahoun, de cerca de 4000 a.C.. Os códigos Eshn Unna (1900 a.C.) e de Hamurabi (c. 1700 a.C.), na Babilônia, trazem referências ao pagamento e atribuições dos médicos dos animais.
Na Grécia Antiga, a profissão, então chamada de hipiátrica, data do século VI a.C.; já em Roma alguns tratados foram dedicados às doenças animais, como os de Catão e de Columela.

Apsirtos
Apsirtos, considerado o “Pai da Medicina Veterinária” no Ocidente, nasceu em Clazômenas, em 300, foi autor de 121 dos 420 artigos do tratado publicado no século VI, em Bizâncio, chamado Hippiatrika.
Formado em Medicina, em Alexandria, foi o veterinário-chefe no exército de Constantino.

Sistematização do estudo
Foi durante o reinado de Afonso V de Aragão, na Espanha, que o estudo básico teve início; no governo de Fernando e Isabel, foi disciplinado o cargo de albeitarpalavra derivada do nome de um grande médico de animais, de origem árabe (cujo nome era Eb-Ebb-Beithar), e que foi traduzido para o português como alveitar.

Seu estudo sistemático, porém, só veio com a fundação da primeira escola de Medicina Veterinária, pelo francês Claude Bougerlat, em 4 de agosto de 1761, à qual se seguiram o surgimento, na Europa de vários outros cursos, tais como as escolas de Viena, em 1768, Turim (1769) e Gôttingen (1771).

No Brasil
A primeira escola de veterinária no país somente foi criada em pleno século XX, com a Escola de Veterinária do Exército, de 1914, e com a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, de 1913, no Rio de Janeiro.

Modernidade
Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhecendo a necessidade de se conciliar, definitivamente, os inseparáveis preceitos da saúde humana com a saúde dos animais, recomendou que se criasse a uma seção de saúde veterinária, que foi estabelecida no ano de 1949; assim define a OMS, em 1951, a Saúde Pública Veterinária.

Fonte: Wikipedia

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.