Raças

Raça: Labrador

Quem nunca viu um Labrador? Famoso por atuar em filmes e comerciais, o Labrador é um cão dócil e muito amoroso. Tenho um labrador fêmea e sei o que é ter um cachorro que precisa de atenção e atividades o tempo todo. :)

Labrador
Labrador

Nome da Raça: Labrador Retriever, Retriever do Labrador, Labrador
Origem: Grã ­Bretanha
Utilização: Cão de caça
Grupo: Retrievers, Levantadores e Cães D’Água
Porte: Médio-pesado
Altura: 54 com a 57 cm
Peso: 25 Kg a 34 Kg
Pelagem: Curta e densa. É frequente a troca de pelos.
Cores: Inteiramente preto, amarelo ou fígado/chocolate. O amarelo vai do creme claro
ao vermelho da raposa.
Temperamento: Companheiro fiel, inteligente, obediente, amigo, muito ágil, excelente faro, cuidadoso ao recolher caça (boca macia), apaixonado por água e capaz
de se adaptar em qualquer lugar.

A origem do Labrador está ligada aos primeiros habitantes de Newfoundland, no Canadá. Eles eram pescadores e mandavam buscar cães com prática na pesca na Inglaterra. O animal ideal deveria ter um pêlo que repelisse a água e também um forte instinto para recuperar os peixes e as redes de pesca. Como o trabalho no mar podia durar muitas horas, o cão deveria ainda ter muita resistência física.

O Labrador é muito amoroso e adora a companhia de pessoas. Para quem tem crianças, o Labrador é muito indicado, já que não é agressivo e se porta bem durante as brincadeiras.

Por ser um Retriever (em inglês: recuperador), é ótimo caçador, portanto, irá buscar objetivos e levá-los até o dono, desde uma bolinha até um sapato sujo. Hahaha xD

Labradores não servem como cães de guarda, pois adoram pessoas e quando alguém chega é uma festa.

Como a raça foi usada inicialmente para ajudar em pescarias e caçadas, a vocação natural do Labrador é trabalhar e estar em movimento com frequência. Se for deixado sozinho, poderá ficar entediado. Portanto, é um animal que necessita de atividades diárias e muito exercício físico e mental.

Não é recomendado deixá-lo sozinho, principalmente se você trabalha o dia inteiro e só volta para casa muito tarde!

O Labrador adora comer, de modo que, sem exercícios, engorda facilmente. Requer atenção e amor tanto quanto comida e água, e é muito fácil de treinar, tanto que constamente utilizado como guia de cegos.

Devido ao seu temperamento equilibrado e a sua resistência, começaram a utilizar o Labrador como guia para cegos. Além disso, é muito utilizado em serviços da polícia e do corpo de bombeiros, auxiliando no resgate de vítimas em acidentes como desabamentos e até mesmo em casos de afogamento.

Labrador
Labrador

Sendo um cão de grande porte, pode apresentar displasia coxo-femural, uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão. Esta doença causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. É necessário tomar cuidado com criações irregulares e canis “fundo de quintal“. Outro problema que afeta o Labrador é artrite e problemas articulares. Esses problemas ocorrem devido a grandes esforços físicos durante atividades que forçam os membros.

As alterações oculares mais comuns são a atrofia progressiva da retina que acomete cães com mais de sete anos de idade, cataratas e displasia retinal.

Labradores adoram água e são ótimos em atividades na piscina ou em lagos.Os pêlos estão dispostos em duas camadas: uma macia, por baixo, que o mantém quente e seco dentro da água, e uma outra, mais dura, que fica por fora e o ajuda a repelir a água.

A cor da pelagem do Labrador é sólida, podendo ser preta, amarela (creme claro ao vermelho da raposa) ou marrom (chocolate).

Em países como o Brasil, onde o clima é quente, a troca de pêlos é mais frequente do que o normal, o normal são duas trocas anuais. Alimentação adequada e de boa qualidade, escovagens frequentes e poucos banhos com shampoo ou sabonete, melhoram um pouco a situação.

Como disse no início desse post, tenho um labrador fêmea, a Julie.

Ela foi adotada pela minha família, após destruir o pará-choques do carro da sua antiga proprietária. Resolveram doá-la, pois não tinham tempo de “corrigir” o comportamento da Julie e nem paciência. Ela é super amorosa, quer brincar o tempo todo, tem muita energia para “gastar” e é muito inteligente. :D

Ela fez aulas de adestramento e agility, mas voltará em breve – em janeiro. Cães precisam fazer atividades que estimulem o cérebro e exercitem o corpo. Isso faz toda a diferença, tanto para o bom relacionamento com a família, quanto para a saúde do animal. Fica a dica!

JulieJulie
Amo muito! ♥

Fonte: Kenkovet | Fotos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

Atenção! Mesmo publicando sobre uma raça específica de cão e relativamente cara, sou a favor da adoção de animais. Adotar é tudo de bom!
Acesse a lista de ONGs, abrigos e protetores de animais!
E antes de adotar um animal, leia o post sobre Posse Responsável

36 Comentários

  • Cassia

    Oi, Priscila! A Julie é linda, deve ser uma delícia conviver com ela! E você faz muito bem em se preocupar que ela gaste energia e exercite a mente – se a antiga proprietária se preocupasse com isso, talvez o pára-choque não tivesse virado brincquedo – rsrsrs! O post está bem legal, gostei!

  • larissainha esteves

    eu ganhei um cachorro!!e ele se chama chocolate!!
    a veterinaria disse que ele é mistura de cooker com labrador ,e procurei algo que me ajudace a ver se ele iria ficar labrador legitimo!!!
    todas as quelas coisasque você falou é verdade!!!
    mas ele esta um pouco desanimado !!porque a irmã dele que minha prima ganhou morreu a poucos dias!!!
    o que devo fazer?

  • Cecília

    Piscila tenho um labrador preto tb, o Barak!!
    E realmente é um super cachorro, inteligente mesmo!
    Ele tá aqui me perguntando se a Julie tem namorado?? Kkk.
    Se der entra no meu blog e procura Barak, têm fotos dele lá e a Julie vai se apaixonar!!
    PS: O nome dele é Barak pq significa em hebraico trovão, raio de luz. Não tem nada a ver com o presidente dos EUA. Bjks e teu blog é LINDO!

  • LUIZ

    OLÁ, DEI UM LABRADOR DE PRESENTE AO MEU FILHO. ELE TEM AGORA 7 MESES. A MÃE DO GAROTO TÁ UMA FERA, POIS MESMO CONQUISTANDO TODA A FAMILIA COM SEU CHARME E JEITO DÓCIL DE SER ELE NÃO PARA DE COMER TUDO QUE VÊ DESDE, SAPATOS, ROUPAS, SANDÁLIAS ETC… ELE FOGE FREQUENTEMENTE Á NOITE E FAZ MUITA BAGUNÇA. EU E MEU FILHO O AMAMOS, O NOME DELE É ” DREW” .
    PARABÉNS PELO BLOG E ESSAS INFORMAÇÕES SÃO DE MUITA UTILIDADE PARA NÓS.
    VALEU!!!
    HAAA BJU NA JULIE KKKKKKKKKK

  • veronica

    oi , que legal ver pessoas que se importa com os animaizinhos, eu ganhei um mas nao tenho condição de mandar para adestramento gostaria de saber como fazer para ele fazer chichi e coco em um local só .
    beijos obrigada

  • vanuzia maria nobre

    oi eu comprei uma cahorrinha labrador o nome dela é pantera porq ela é preta já comprei ela com esse nome e não quis mudar porq ela atende com esse nome e realmente ela é muito brincalhona mais acaba com meus sapatos e roupa do varal ela pussa pra brincar mais eu amo ela gostaria de saber se eu comprasse um frango de borracha se era bom

  • Allana

    Oii.. tenho um labrador de 3 anos, ele tem muita energia, e infelizmente não tenho mais força suficiente pra passear nas ruas com ele, queria fazer essas aulas que vc mencionou no texto, são muito caras? Obg.

    • Priscila Magalhães

      Olá Allana!
      O valor pode variar. Eu pagava cerca de R$300,00 por mês (treinamento aos sábados).
      Vale a pena pesquisar ou fazer um curso de agility para competir com o seu cão. :)

      O mais importante é manter o seu cão ocupado tanto mentalmente quanto fisicamente. Procure brinquedos bacanas e divertidos.

      Bjs

  • maria

    oi ,ganhei um filhote de labrador a mais ou menos uns tres anos atras,com um mês de idade ele cabia no meu colo ,era a coisa mais gostosa do mundo,em 6 meses ele cresceu uma enormidade continuando sendo a coisa mais gostosa do mundo.Era uma menina a qual eu dei o nome de Belinha,nunca em toda a minha vida tive um ser tão apaixonante ,adorável e terrível como a Bela .Ela teve de ser sacrificada com um ano de vida por ter contraído leijimaniose nem sei se é assim que se escreve essa porcaria de doença só sei que até hoje choro de saudades e meu coração doi só em pensar em quantos animais como a Bela ,serão mortas porque as pessoas não limpam as suas casas dando condiçoes do mosquito procriar e matar nossos animais tão indefesos .bjs Maria

  • cristiane

    oi bom dia
    tenho uma labradora que tem 06 meses, ela é pretinha e tem o nome de pantera, ganhei ela com 2 meses e meio, ela é a alegria da casa, meus pais a adoram, e meu pai agora que esta aposentado então é a alegria dele, infelizmente com 05 meses ela começou a mancar e ao levar ela no veterinário tive a pessíma noticia que ela esta com displasia coxofemural, estamos todos muito tristes e preocupados em casa, estou fazendo o tratamento com medicamentos indicado pela veterinária, mas o coração de todos em casa esta doendo e muito, pois nosso filhotinho perdeu a alegria, ela anda muito tristinha, e isto é de cortar o coração de quem é apaixonado por cachorro e não suporta ver seu bichinho sofrendo e não poder fazer nada, espero que ela melhore logo, pois todos em casa estão sofrendo juntamente com ela. beijos Cristiane

  • Helena Machado

    Olá. Tenho um labrador, Guto. Nasceu uma espécie de feridinha que mais parece uma verruga na pálpebra móvel, na mas precisamente nos cílios superior; Começou no olho esquerdo, agora já está aparecendo no outro. O que pode ser?

  • janilza

    Gente e tudo isso mesmo o labrador, tenho uma princesa em casa que se chama Pany linda inteligente e super meiga… e muitooooooo brincalhona que eu amu mais que tudo na vida…eu mesma ensinei algumas coisinhas para ela, nunca destruiu nada na minha casa e olha que ela e super curiosa, mas eu brinco muito com ela talvez seja por isso que a destruição nunca aconteceu, mais para quem quiser ter um super indico são maravilhosos. a sua e linda Jade parabéns gostaria de compartilhas fotos da minha boneca, mais não sei como, tenho maior orgulho dela super linda…abçs

  • Cristina Cunha

    Eu tenho uma labradora q amo de paixão é como se fosse minha filha amo demais ate as suas bagunças consigo superar pois o meu amor é muito maior.

  • Raquel

    Gente ganhei um labrador a 05 meses ! O comportamento dele é o
    mesmo apresentado pela raça, mas a tenho duvidas enquanto a sua aparência , quando ele quer escutar alguma coisa ele arma as orelhas , isso é normal ou tem que estar sempre pra baixo ? E os olhos deles tem um tom de avelã, e tem cílios loirinhos coisa mais linda, labradores tem cílios ou ñ ?

  • Suzana

    Tenho o chuller , macho preto, sou perdidamente apaixonada por ele!♥ automaticamente me apaixonei pela raca e em breve chega uma nova filhota, amei o post:*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.