Arte,  Enviado pelo leitor

Arte: Priscila Roque e sua monografia #4

Esse post faz parte da monografia “Os Cães de Elliott Erwitt“, produzida por Priscila Roque, como estudo de conclusão de curso da Pós-Graduação em Jornalismo Cultural da FAAP (2010).

Antes de continuar a leitura deste post, leia os outros:
#1 / #2 / #3

Pablo Picasso + Lump


Interpretação de Pablo Picasso para obra "Las Meninas" (1957) e fotos de Pablo Picasso com Lump, tiradas por David Douglas Duncan (Fontes: Site Museu Picasso (quadro) e Picasso & Lump (fotos))

Uma história interessante envolvendo fotografia, artes e cães, é a do fotógrafo David Douglas Duncan, que acompanhou de perto o trabalho do artista plástico Pablo Picasso. David, sempre que ia à casa de Picasso, levava seu cão da raça Dachshund consigo. O animal, que enlouquecia quando entrava na residência do pintor, acabou conquistando sua amizade. Essa relação da dupla foi retratada pelo fotógrafo no livro "Picasso & Lump: A Dachshund’s Odyssey". O amor entre eles era tão intenso, que Picasso já o homenageou algumas vezes. Lump tem sua versão em desenho e ainda ganhou um espaço na interpretação que o artista fez da obra "Las Meninas", de Diego Velázquez. O mais impressionante dessa ligação deles é que Lump faleceu uma semana antes de Pablo Picasso, em abril de 1973.

Os Cães de Elliott Erwitt“, por Priscila Roque.
Estudo de conclusão de curso da Pós-Graduação em Jornalismo Cultural da FAAP (2010).
Leia todos os posts da série

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.